A Transinsular transporta um rebranding

A Transinsular, empresa de transporte marítimo de mercadorias, apresenta uma identidade visual renovada. Em entrevista à Briefing, a diretora corporativa de Comunicação e Marca do Grupo ETE, Inês Oliveira, afirma que esta mudança simboliza o início de um novo ciclo de inovação, de maior proximidade com os seus clientes, parceiros e comunidades, e mais alinhado com os desafios da logística marítima nacional e internacional.

A Transinsular transporta um rebranding

Briefing | O que motivou a Transinsular a fazer este rebranding?

Inês Oliveira | A Transinsular, empresa do Grupo ETE, conta com mais de 40 anos de experiência no setor sendo uma referência pela fiabilidade e compromisso no transporte marítimo, tanto no mercado nacional como internacional. O rebranding surge como resposta à necessidade de refletir a evolução da empresa e o início de um novo ciclo. Pretendemos que a identidade mostre a realidade da empresa, uma organização moderna, inovadora e sustentável, com elevada capacidade operacional, mas também com uma visão estratégica clara focada na proximidade com os clientes para um futuro próximo dos clientes, parceiros e comunidades.

Mais do que uma mudança estética, esta renovação representa o reforço do nosso compromisso com a excelência operacional e com a criação de valor num setor cada vez mais competitivo.

Qual o racional por trás desta nova imagem?

O racional foi construir uma identidade que transmitisse modernidade, dinamismo e sustentabilidade, sem perder a essência de quatro décadas de história. O novo logotipo inspira-se na carga como símbolo central da nossa missão e incorpora uma palete de cores atual alinhada corporativamente com a marca-mãe, Grupo ETE, além de representar os diferentes tons de azul que o mar observa nos diferentes continentes onde a Transinsular desenvolve a sua atividade. Também as novas cores refrescantes e um lettering atual, remetem para a simplificação e a criação de uma identidade sustentável.

O “T” representa força e unificação, oficializando a criação de uma marca única e global, independentemente da geografia onde atuamos. A nova identidade da Transinsular é  suportada pelo ADN do Grupo ETE, que reforça solidez e consistência.
O processo de rebranding foi algo que passou por um período de reflexão interna longo, precisamente pelo peso e notoriedade da marca sobretudo junto das comunidades insulares (Regiões Autónomas da Madeira e Açores), levando a um alinhamento interno com o sponsoring de diferentes equipas – Comercial, Comunicação e Administração da Transinsular -, de modo que a mudança refletisse um novo ciclo, mas mantivesse o propósito da marca: A sua carga, o nosso compromisso.

A acompanhar-nos neste processo esteve a nossa agência criativa – Catch, Marketing & Communication – e que conseguiu que este caminho conjunto resultasse numa nova identidade feliz, que muito nos orgulha, e que continua a fazer prova de que a Transinsular tem as competências e valências necessárias para se posicionar não apenas como especialista no transporte marítimo, mas também como uma marca capaz de inovar e evoluir tornando o setor, mais atraente.

De que forma é que esta mudança posiciona a marca em relação à concorrência?

Não nos esqueçamos do propósito central da Transinsular, “A sua carga, o nosso compromisso”, que fica ainda mais evidente com este rebranding. Esta frase traduz a dedicação absoluta ao cliente, colocando as necessidades de transporte e logística no centro da nossa oper(ação). O novo posicionamento reflete um foco redobrado na proximidade, agilidade e fiabilidade, fatores-chave essenciais sobretudo para as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, que dependem fortemente da ligação marítima ao continente português.

Nesses contextos, a pontualidade e a capacidade de resposta da Transinsular são determinantes para garantir o abastecimento regular e urgente, minimizando qualquer impacto na vida das comunidades insulares, e este rebranding reflete a nossa capacidade em olhar de forma ímpar para as necessidades dos nossos clientes e de sermos capazes de responder, às suas exigências e a todas aquelas que o mercado assim dita.

E sermos capazes de aliar uma nova identidade à apresentação de novos serviços e soluções – algo que o rebranding da Transinsular traz consigo – posiciona-nos como uma marca mais moderna, mais versátil, mais robusta, preparada para atuar em diferentes geografias e contextos, com uma oferta sólida e consistente que nos distingue da concorrência e nos reafirma como um parceiro de confiança e como armador de referência no transporte marítimo nacional e internacional.

Que próximos passos estão previstos para a comunicação e o posicionamento da Transinsular após esta mudança de identidade?

O rebranding será implementado de forma transversal e progressiva, porque existem ativos relacionados com a operação que não podem “estar parados”, de forma a não comprometer a atividade e aqueles que dependem do bom funcionamento da empresa. Internamente, toda a comunicação foi feita previamente ao anúncio ao mercado, garantindo que todos os colaboradores conhecem e incorporam a nova identidade da marca, dando lugar a diferentes eventos internos. Neste momento estamos passo a passo a integrar a Comunicação com o exterior, com especial enfoque em três frentes: a aplicação gradual da nova imagem na frota (navios e contentores) da empresa, a comunicação em todos os canais digitais da empresa e a presença em diferentes meios editoriais e de publicidade. O objetivo é consolidar o reconhecimento da Transinsular como uma empresa moderna, sólida e diferenciada, assegurando que a marca continue a ser um ativo estratégico na competitividade do Grupo ETE. 

Simão Raposo

Terça-feira, 30 Setembro 2025 11:33


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