Depois de já ter desenvolvido as identidades visuais do UEFA EURO 2020 e da UEFA Nations League, a agência voltou a ser escolhida para desenvolver a marca do próximo europeu de futebol. A ideia de que o futebol estará “ao acesso de todos e que todos estamos convidados a celebrá-lo”, é o mote para o vídeo de apresentação da marca. O filme publicitário joga com visuais de estádio e monumentos icónicos das cidades que irão receber o torneio, mostrando fãs, de todas as idades, todas as diferenças e de toda a Europa, a chegar juntos à Alemanha, para celebrar o evento. Para reforçar a ideia de inclusão, foi desenvolvida uma tipografia exclusiva, que teve na origem do seu desenho todos os alfabetos existentes na europa.
“É fantástico ver o logo do UEFA EURO 2024 ser revelado no icónico Estádio Olímpico de Berlim. De agora em diante, o torneio tem uma identidade visual que reflete a ambição que a UEFA tem, em conjunto com a Federação Alemã (DFB) e as cidades anfitriãs: um EURO que é verdadeiramente para todos! Durante um mês, estaremos unidos pelo futebol, mesmo no coração da Europa”, afirma o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin.
O diretor criativo da VMLY&R Branding Lisboa, Hélder Pombinho, diz que este é o início de uma nova era para os UEFA EURO. “É a primeira vez que um torneio é organizado por um país, mas genuinamente pertence a todos os fãs de futebol”, comenta.
Ficha técnica
Agência: VMLY&R Branding Lisboa
Diretor Criativo: Hélder Pombinho
Criativos: Mariana Lancastre, Ana Pessanha and Bernardo Majer
Diretor Geral: Pedro Gonzalez
Gestora de Projeto: Inês Batuca