Poupa anos de experiências erradas aos clientes, não tem departamento comercial, nem assinatura – todas as campanhas são diferentes. Assim é a Triber, segundo o cofundador e CEO, Pedro Girão, que indica 2022 como o ano da consolidação da equipa, da fidelização dos clientes e aquele em que aprendeu que tem capacidade para ir “ainda mais longe”.
A Triber é uma agência de estratégia digital que ajuda a criar marcas que o mundo adora. Eis como Pedro Girão define a agência de que é CEO e um dos quatro fundadores. “Não somos a agência com que todos os clientes vão poder trabalhar, porque não queremos crescer continuamente. Somos poucos. Somos experientes. Somos muito focados nos nossos clientes. Os clientes ficam muito fidelizados, a partir do momento em que começam a trabalhar connosco”.
Posiciona-se como uma “equipa pequena, versátil, mas com anos de experiência nesta área” e, acima de tudo, com experiência em áreas muito diferentes. “Trabalhar connosco é poupar anos de experiências erradas, sem deixar de contar com uma equipa irreverente, criativa e, acima de tudo, que acaba por entregar sempre mais do que aquilo que promete”, diz, revelando que isto permite à agência não ter equipa comercial. “Até hoje, foram sempre os clientes que vieram ter connosco”, adianta, entre os quais pontuam marcas como a Staples, Allianz, Norauto, Carglass, Roca, Nosso Shopping, LeiriaShopping, Lugrade, Frutorra, Grupo Alves Bandeira, entre outras. “Temos deixado que o nosso trabalho e os nossos clientes falem por nós e, até agora, o nosso caminho tem superado as nossas expectativas iniciais”, comenta.
Nascida em 2021, a Triber viveu em 2022 a consolidação da equipa e a fidelização dos clientes. Foi o ano em que o foco foi a construção de uma equipa que desse resposta aos desafios. “Quem entra na Triber não pode ser mediano. Tem de ser excecional”, observa. Mas encontrar esses profissionais excecionais, motivados, curiosos e proactivos “nem sempre é fácil”.
A agência – assegura – chegou ao final de 2022 com a equipa que queria ter e com os clientes que queria manter. É, pois, “muito positivo” o balanço que Pedro Girão faz do ano que passou. “Quando criámos a empresa sabíamos que o foco não seria só o retorno financeiro, caso contrário estaríamos a crescer a um ritmo muito mais acelerado. Queríamos construir uma empresa onde as pessoas gostassem de trabalhar, onde os nossos clientes sentissem que estávamos a construir marcas que as pessoas adoram, onde a equipa sentisse que estava a desenvolver-se e a aprender, onde difundíssemos o nosso conhecimento por quem nos rodeia… E conseguimos aliar tudo isto a um ano positivo em termos financeiros”.
Mas num mercado em que grassam as agências, o que distingue a Triber? Precisamente, não haver uma assinatura da agência, garante, e a consciência de que cada cliente é único. “Não pensamos uma estratégia para satisfazer o nosso gosto pessoal ou para afagar o nosso ego. Tanto, que nunca nos candidatámos a prémios até hoje. Focamo-nos no público-alvo do nosso cliente e adaptamo-nos àquilo que ele procura”, diz, clarificando: “Não se pode comunicar da mesma maneira na Frutorra, na panoramah!, na Allianz e na Staples”.
“Dito isto, o que acontece, por vezes, é que os clientes já vêm ter connosco porque conhecem o passado dos sócios. Trabalhámos a marca Licor Beirão durante muitos anos, na agência anterior, e ficámos muito associados a um tom mais humorístico. Então, os clientes pedem-nos isso mesmo. Isso não acontece porque é a agência que força, mas sim porque os clientes sentem que é o momento em que estrategicamente faz sentido colocar um pouco mais de humor na comunicação. Isso pode tornar-se quase uma assinatura… sem que o seja realmente”, diz.
Em 2022, a agência aprendeu que tem capacidade para ir “ainda mais longe”. “Ganhámos vários pitches a agências que respeitamos muito e vimos que as grandes marcas que nos escolheram renovaram contrato e decidiram ficar connosco mais um ano. Fazê-lo com a nossa própria filosofia, sem equipa comercial, sem subcontratações… validou o conceito e deu-nos ainda mais confiança de que temos uma equipa especial que, sem grande show-off ombreia com qualquer agência”, remata.