Almada está a chegar a Alcântara

O Centro Interpretativo “Os Murais de Almada nas Gares Marítimas” já tem data marcada para a sua abertura. A partir de fevereiro de 2025, a Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa, vai receber este novo polo cultural e turístico que dará a conhecer a obra de José de Almada Negreiros.

Neste espaço, composto por nove salas, os visitantes poderão ficar a conhecer melhor a história da construção e decoração dos Terminais de Navegação, os estudos de Almada Negreiros para a pintura dos murais, a relação entre o arquiteto Pardal Monteiro e o artista, os vários momentos políticos e históricos que marcaram a época, bem como a polémica gerada em relação ao resultado final. Para complementar a experiência, haverá a possibilidade de fazer uma visita aos murais na Gare Marítima de Alcântara e na Gare Marítima da Rocha do Conde de Óbidos.

Além da oferta cultural, o Centro Interpretativo terá também um restaurante, concebido e decorado de forma a integrar-se no ambiente em que se insere. Durante alguns meses, os visitantes poderão ainda assistir ao processo de restauro dos murais, financiado pelo World Monuments Fund.

Este projeto é promovido pela Administração do Porto de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa e a Associação Turismo de Lisboa. Para apoiar no desenvolvimento dos conteúdos colaboram a família de Almada Negreiros, o Centro de Estudos e Documentação Almada Negreiros – Sarah Affonso (NOVA FCSH), o Instituto de História da Arte da NOVA FCSH, o Laboratório HERCULES, a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian, a RTP, o Arquivo Municipal de Lisboa e o Museu Nacional de Arte Antiga.

Simão Raposo

Terça-feira, 09 Julho 2024 12:40


PUB