Para celebrar os 25 anos, os Armazéns do Chiado promovem uma campanha desenvolvida pela Whynote, em torno dos reencontros, onde se integram as pessoas, a cultura e a história, com o objetivo de criar uma ligação emocional com os visitantes locais e os turistas, lembrando-os da importância para se viverem momentos em conjunto. “A mensagem principal é a de que os Armazéns do Chiado são um lugar onde todos se encontram, onde o passado e o presente se cruzam, e onde novas memórias são criadas a cada dia. A campanha reforça que este espaço é mais do que um centro comercial. É um símbolo da vida urbana de Lisboa, um espaço de convivência, redescoberta e partilha”, diz Maria Varela.
E como não se trata apenas de um número, a comemoração vai ser feita com a realização de múltiplas atividades “diferenciadoras”. Para casar os anos, o dia 25 de outubro é um dos pontos altos, começando logo pela manhã com uma emissão em direto do programa da Rádio Comercial, nas instalações do centro comercial, onde será abordada a história, o presente e o futuro deste centro comercial gerido pela Multi Portugal. À noite, decorre um espetáculo de animação com recurso a tecnologia LED que vai transformar toda a fachada do edifício. Este momento visual irá contar a história do espaço, desde o incêndio de 1988 até aos dias de hoje, “criando uma experiência imersiva, única e memorável que celebra a evolução e resiliência dos Armazéns”, sendo possível ouvir, no seu decorrer, músicas portuguesas que remetem para a época em questão, todas elas interpretadas ao vivo. A 8 de novembro será dia de festa dentro do centro comercial, com jogos, surpresas, ofertas, promoções, eventos e música.
Todas estas atividades “reforçam a identidade dos Armazéns do Chiado como um espaço que valoriza tanto a experiência de consumo quanto a ligação emocional e cultural com o público”.
“A emissão da Rádio Comercial e o espetáculo visual na fachada do edifício criam momentos inesquecíveis e geram grande visibilidade, enquanto o dia de festa no centro permite uma aproximação direta com os consumidores. Todas essas ações estão perfeitamente alinhadas com a estratégia de marketing focada em tornar o espaço mais do que um ponto de compra — um verdadeiro ‘meeting point’, onde experiências, emoções e histórias são vividas e partilhadas”, afirma a porta-voz.
A marca reforça, assim, a criação de “momentos de impacto que atraem não só residentes, mas também turistas, promovendo o Chiado como uma paragem essencial na experiência de Lisboa”, observa.
A estratégia de marketing “resulta de um conhecimento profundo do centro, da sua envolvência e dos seus visitantes”, comenta. Uma estratégia que se tem reestruturado desde os incêndios de há 36 anos, com uma “reinterpretação” do papel que o centro comercial tem para a cidade lisboeta. A responsável explica que o reposicionamento estratégico, que ocorreu desde a tragédia de 1988, focou-se na transformação dos Armazéns do Chiado como um “ícone moderno, sem perder o vínculo com a herança histórica de Lisboa”.
Atualmente, o plano de marketing visa “destacar a resiliência do espaço e a capacidade de inovar, enfatizando os reencontros com a cultura e a história lisboeta, uma temática que está profundamente enraizada na atual campanha dos 25 anos”, conta Maria Varela, partilhando que o uso da fachada como um espaço de narrativa visual é revelador de como o Marketing evoluiu para incluir a interação entre o espaço físico e a ligação emocional.
“Os Armazéns do Chiado são um lugar onde diferentes culturas se encontram, onde as pessoas redescobrem a cidade e onde a tradição e a modernidade caminham lado a lado”, salienta. “Com a campanha dos reencontros, esse conceito é ainda mais fortalecido, promovendo os Armazéns como o local ideal para novas memórias e celebrações. Os Armazéns do Chiado têm uma localização privilegiada no coração histórico de Lisboa, o que nos confere um charme e uma atmosfera únicos. Além disso, a nossa oferta diversificada de lojas, restaurantes e eventos culturais faz com que sejamos mais do que um espaço de compras, mas um verdadeiro ponto de encontro e lazer para residentes e turistas. A arquitetura e a história do edifício também contribuem para uma experiência de visita distinta, que combina modernidade com tradição”.
A Marketing Manager adianta que a estratégia para atrair o consumidor local e internacional sempre se focou em apostar numa oferta diversificada, em que se incluem marcas globais e experiências culturais, revelando que, nos últimos anos, o foco tem sido oferecer mais do que um simples destino de compras, mas “um espaço de lazer, entretenimento e cultura”.
João Bernardo