Entre as candidaturas recebidas, o júri destacou as propostas de “grande qualidade e profundo compromisso com o jornalismo independente e informativo”. Esta bolsa da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, coordenada pelo Goethe-Institut Portugal, tem como principal objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento de peças jornalísticas que se foquem em temas de relevância política, económica, social, cultural ou histórica na Alemanha; ou ainda abordar temas bilaterais ou europeus, que digam respeito aos dois países e que contribuam para a “compreensão mútua e para a defesa dos valores inerentes às democracias europeias”.
Um dos projetos apoiados é o de Tiago Carrasco e Tilo Wagner, que vão investigar “Um trampolim para o coração da Europa – a rota dos imigrantes entre Portugal e a Alemanha”. Esta reportagem, que será publicada no semanário Expresso e num meio de comunicação alemão, centra-se na análise das rotas migratórias entre os dois países e nas oportunidades oferecidas pelo Espaço Schengen, com o objetivo de desfazer mitos e dar visibilidade a histórias humanas “frequentemente silenciadas”.
Outro trabalho é o de Sofia Craveiro que se vai focar nos “‘Gastarbeiter’ ou as histórias perdidas das emigrantes na Alemanha”. Este artigo, que será publicado no jornal Público, pretende dar uma nova visão sobre o papel das mulheres na emigração portuguesa para a Alemanha ao longo das últimas décadas.
Já Frederico Raposo explora o tema “Da Alemanha para Lisboa? Soluções urbanas para os desafios climáticos”, num trabalho que poderá ser lido na Mensagem de Lisboa. Através da análise de modelos de mobilidade urbana sustentável aplicados em Berlim, a proposta tem a intenção de identificar práticas que possam inspirar políticas públicas em Lisboa e noutras cidades portuguesas, com impacto direto na vida quotidiana e no combate à crise climática.
Por fim, Sofia Marvão e Iuri Portalegre vão apresentar “Portugal na bagagem: Fragmentos de casa no exílio contemporâneo” na CNN Portugal. Este projeto multimédia dá voz a jovens emigrantes portugueses na Alemanha. A proposta aborda temas como a pertença, a identidade e a cidadania europeia, ligando jornalismo e linguagens visuais com o objetivo de alcançar novos públicos, nomeadamente os mais jovens.
Os bolseiros vão apresentar publicamente os seus trabalhos na segunda edição dos Encontros de Jornalismo MediaCon, que se realizam nos dias 10 e 11 de outubro de 2025.
Simão Raposo