Na plataforma, o visitante é recebido e acompanhado a uma sala de espera de um consultório pela anfitriã virtual, Elisa – homenagem a Elisa Augusta da Conceição Andrade, a primeira mulher a exercer a profissão de médica em Portugal, em 1889 – “de onde parte à descoberta das potencialidades da Check-Up Virtual”.
A plataforma arranca com a área dedicada ao cancro cutâneo e estará no ar até ao final deste ano.
O objetivo é “proporcionar uma experiência de navegação imersiva, dispondo de um programa de webinares abertos ao público, para assegurar o envolvimento com a audiência, bem como vídeos informativos, questionários, dicas, sugestões para uma vida mais saudável e recomendações dadas por médicos especialistas em cada uma das áreas”. As iniciativas são realizadas em colaboração com profissionais médicos, sociedades médicas, associações e outras entidades do setor.
“O contexto pandémico desafiou-nos a repensar criativamente a Check-Up porque, apesar dos constrangimentos à realização de uma ação deste género num local público, como habitualmente fazíamos, os pressupostos da iniciativa são mais atuais que nunca”, justifica a diretora-geral da NewsEngage, Sandra Silva.”A questão da saúde pública passou a dominar o espetro mediático, mas, ao mesmo tempo, foram adiadas consultas, o acesso às recomendações dos profissionais de saúde ficou mais difícil e nem sempre as fontes de informação disponíveis são credíveis ou de qualidade. A nossa plataforma responde a essa necessidade e permite o acesso a ‘consultórios de especialidade’ com conteúdos úteis, interessantes e apelativos”, assegura.
“A recetividade das marcas tem sido muito positiva e a nossa expetativa é alta: a plataforma será constantemente atualizada com novas especialidades e pretendemos atingir as 60 mil visitas nos três primeiros meses. O objetivo é fazer da Check-Up a plataforma de referência em literacia em Saúde em Portugal”, remata.