Atenção CEO: Marketing is the new black

Não foi há muito tempo. Quando as empresas passavam por redefinições estruturais e financeiras, prevalecia no pensamento da maioria dos CEO a ideia de que os profissionais de Marketing eram os primeiros a poder ser dispensados, e, por conseguinte, imediatamente extinto o Departamento de Marketing das empresas.

Hoje em dia isso mudou. Os profissionais de Marketing tornaram-se indispensáveis nos quadros de qualquer empresa pequena, média ou grande. São eles que estão na vanguarda – à frente dos desafios que vão surgindo. São eles que pensam em soluções face às problemáticas de carácter comunicacional que se impõem num universo tão diversificado e competitivo que é o das empresas. São imprescindíveis. Entende isto quem sabe que uma empresa só cresce se tiver uma equipa qualificada e multidisciplinar. Discorda quem teima em não aceitar que um profissional de Marketing e de Comunicação confere a uma empresa a solidez e distinção da sua marca. 

O Marketing está em tudo, e inclui tudo – principalmente a imagem. Não é possível excluir a imagem do Marketing, porque ela é – em boa parte – a sua maior linguagem. Ashley Deibert, vice-diretora da prestigiada plataforma iQ Media veio justamente reforçar esta ideia no seu artigo Successful Brand Building: Marketing’s Four P’s Revisited, publicado recentemente na Forbes. Ashley explica: As marcas que mais se distinguem são aquelas que têm uma imagem mais trabalhada e definida – pois a sua formação genética reflete um trabalho de referência que relaciona os seus valores e cultura com o público alvo.

Analisemos um exemplo inserido no plano B2B: uma consultora quer alcançar um cliente que atua na área das telecomunicações. Para isso, já se sabe, têm de existir materiais corporativos que per si possam apresentar cada serviço. Não podemos esquecer que a Comunicação é ubíqua, ou seja, o virtual e o real andam lado a lado – havendo muitas vezes entre eles uma fusão. Por isso, a brochura – em papel e em formato digital – é sempre um meio de comunicação eficaz. E o que tem de ter uma brochura? Imagens e bons textos que mostrem a relevância e o valor acrescentado dos serviços a prestar por determinada empresa. Se esperam conseguir isto de forma fácil, não se prendam a grandes sonhos e resultados. É preciso critério, qualificação e competências para concretizar isto que, aparentemente, pode parecer simples. Vejamos. É necessário definir uma linha gráfica, identificar e selecionar imagens HD, produzir textos. Só isto, requer uma análise SWOT que precede ao trabalho de Design Gráfico e Content Marketing. Depois, inicia-se o Marketing promocional que tem o objetivo de apresentar serviços, destacá-los no mercado para, no final, serem vendidos.

No mundo empresarial, o construtivismo de uma marca (ou ideia), só se consegue através da versatilidade de técnicas que um profissional de Marketing aglomera.

Melhor dizendo, as ideias partem na maioria das vezes da experiência e de uma retórica criativa. E é isto que impulsiona as novas estratégias que trazem o que todos esperamos avidamente: resultados.

Artigo de Luís Ferreira, managing director da On.Corporate.

Terça-feira, 16 Janeiro 2018 10:39


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