Briefing: O acordo com a GfK já está assinado. Que grandes diferenças tem este novo sistema de audimetria em comparação com o actual?
Fernando Cruz: Conforme comunicado enviado na parda sexta-feira, foi assinado o contrato de fornecimento de serviços de medição de audiências (ou audimetria) de televisão para o período de 2012 a 2016. O sistema de audimetria agora adjudicado à GfK para entrar em funcionamento em 2012, difere, do actual em três vertentes: vai ser recrutado um novo painel de 1100 lares ; vai ser usada exclusivamente a tecnologia audiomatching, que permitirá recolher dados de qualquer tipo de distribuição de sinal de televisão (aerial, cabo, IPTV, dth, satélite ou TDT ou outros sistemas) e possibilitará a recolha de dados em qualquer tipo de aparelho de TV sem intrusão e finalmente este contrato constitui um novo relacionamento institucional entre a CAEM, como representante do mercado (Meios, Anunciantes e Agências) e a empresa fornecedora do serviço.
B: E que vantagens traz este novo sistema ao mercado?
FC: O sistema trará ao mercado a capacidade de poder medir todos os sistemas de distribuição, incluindo o novo sistema TDT, um painel recrutado de novo com um número maior de lares instalados (1100 contra os actuais 1.000) e ao mesmo tempo, uma maior transparência na relação entre o mercado e a empresa responsável pela medição de audiências, além de ter sido tornado possível ao mercado manter o nível de custos que vinha pagando.
B: Vão ser efectuados mais testes entretanto? Como é que se vai desenrolar o processo de implementação do novo sistema a partir daqui?
FC: Uma vez celebrado o contrato com a GfK, segue-se uma intensa fase de operacionalização do estudo para que possa estar em funcionamento em Janeiro de 2012. A Primeira fase passará pela elaboração de um estudo base quantitativo, com uma amostra ,representativa dos lares de Portugal Continental, seguindo-se o recrutamento do painel de 1.100 lares e em simultâneo a instalação de audímetros nos lares do painel e dos sistemas que irão proceder ao tratamento dos dados recolhidos diariamente. Prevê-se neste momento que os testes do novo sistema tenham lugar em Novembro/Dezembro para implementação em Janeiro.
B: Como é que a CAEM encara a queixa apresentada pela Marktest na Autoridade da Concorrência?
FC: A CAEM encara o pedido de esclarecimento pedido pela Autoridade da Concorrência, como perfeitamente normal, num Estado de Direito, democrático. Ao mesmo tempo encara esse pedido de esclarecimento com a maior tranquilidade, já que todos os passos da consulta efectuada foi acompanhada e ratificada por pela Associação Portuguesa de Anunciantes, que reúne a grande maioria dos anunciantes, todas as Televisões e Distribuidores de sinal de televisão por subscrição e todas Agências de Meios. Todas as decisões aprovadas foram-no por unanimidade dos sectores envolvidos.
Fonte: Briefing