Este novo ciclo eleva os Prémios Eficácia, agora Prémios Effie Portugal, ao cenário internacional, com Portugal a juntar-se à rede global Effie Worldwide, que abrange 125 países.
“Depois de 20 anos de Prémios Eficácia, reconhecidos unanimemente como os mais prestigiados galardões da indústria de Marketing e Comunicação em Portugal, a evolução e integração no Effie Index é a consagração final e a entrada num patamar de reconhecimento internacional que, seguramente, aportará ainda mais valor a todos os profissionais do setor”, destaca a presidente da Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN), Filipa Appleton.
Por sua vez, o presidente da Associação Portuguesa das Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP), António Roquette, declara: “A medição da eficácia, através dos Prémios Eficácia ao longo de duas décadas, revelou-se não só um enorme sucesso, mas também um guia orientador na procura do reconhecimento do trabalho conjunto entre os marketeers, as marcas e as suas agências. Dar visibilidade internacional à eficácia da criatividade portuguesa era uma prioridade para a APAP, porque nos permite dar a conhecer o trabalho das marcas e das agências além-fronteiras. Foi neste sentido que decidimos lançar o repto à APAN de transformar os reputados Prémios Eficácia em Effie Awards Portugal, que passam a ser desenvolvidos em conjunto. Estamos muito orgulhosos de trabalhar com a APAN para atingirmos juntos este objetivo”.
Em declarações à Briefing, o secretário-geral da APAN, Ricardo Torres Assunção, explica que esta evolução surge de uma vontade de ambos – APAN e APAP – e como será materializada a parceria: “Fizemos uma divisão clara de tarefas, com base nas maiores valências de cada um, e, no final, trabalhando em equipa”. Cada associação terá “responsabilidades muito diretas”, sendo a APAP do mundo das agências, ficará com o desenvolvimento de imagens e de campanhas, e a APAN com a organização, a angariação de patrocinadores e a gestão financeira. “Vamos ter reuniões periódicas, com o conselho diretivo de ambas as associações, para definir o fluxo e os prémios em si”, refere.
Quanto ao formato, Ricardo Torres Assunção adianta que, numa primeira fase, em 2025, vão ter um naming duplo, Prémios Eficácia by Effie, e, no ano seguinte, será feita a passagem de testemunho dos Prémios Eficácia para os Effie Awards. “Nesta primeira fase, vamos adaptar a plataforma, onde serão feitas as inscrições, e depois poderemos começar a olhar para as categorias de forma diferente”, diz.
De acordo com o CEO Global da Effie Worldwide, Traci Alford, estão “entusiasmados” por trazer os Prémios Effie para Portugal e por dar as boas-vindas ao programa na rede global Effie. “Com a parceria dinâmica entre a APAP e a APAN, e com base no sucesso de longa data dos Eficácia, estamos ansiosos por criar um programa vibrante e impactante e através desta colaboração”, afirma.
Os finalistas e vencedores verão os seus casos integrados no Effie Global Index, reforçando a visibilidade internacional do talento português e contribuindo para um diálogo global sobre a eficácia do Marketing.
Símbolo de reconhecimento do setor, prestígio e conquista, os Effie Awards celebram a eficácia do marketing em prol do sucesso de uma marca, com mais de 55 programas em mais de 125 mercados, incluindo os Effies Globais, os programas regionais na Ásia-Pacífico, África/Médio Oriente, Europa e América Latina, e programas nacionais de Effie. Tal como os Prémios Eficácia estão em vias de entrar numa fase de evolução e transição, em 2025, com a internacionalização e inclusão no universo Effie, a Worldwide Effie está a viver tempos de mudança, com o acordo de aquisição da marca por parte da Ascential plc, detentora do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions. Uma vez aprovada a aquisição, segundo o BW Marketing World, a Ascential iniciará uma parceria de longo prazo com a Effie Worldwide Inc, transformando-a numa nova entidade global, The Effie Lions Foundation Inc.