A TAP foi a primeira marca em Portugal a apostar no Canvas do Facebook. E fê-lo com o objetivo de divulgar o novo produto Plusgrade, que permite que os passageiros tenham acesso a um upgrade para a classe executiva, através da licitação de um valor à escolha. Uma aposta que se justifica por o Canvas permitir às marcas contar histórias e comunicar produtos e serviços de forma mais apelativa, através da combinação de fotografias, vídeos e botões call-to-action que fazem com que os utilizadores tenham uma experiência mais imersiva, sem sair do Facebook.
Além disso, e tendo em conta que os consumidores passam cada vez mais tempo a navegar na internet nos smartphones, afirma a head of communication & branding da TAP, Albertina Martins, “todas as soluções que ajudam a entrar em engagement com os utilizadores são sempre muito desejadas”. E, por isso, afirma que “o Canvas foi uma solução perfeita, conseguindo cobrir todas as necessidades de comunicação em mobile, o que antes não era possível tendo em conta um budget bastante limitado”.
Neste que foi o primeiro teste da TAP nesta plataforma, os resultados ultrapassaram as expetativas da marca: “Numa das segmentações obtivemos uma interação que ultrapassa 75 segundos no iPhone e 61 segundos no iPad, o que consideramos excelente”. A marketeer destaca que a solução apresentada pelo Facebook muda a forma de apresentar a publicidade no mobile, uma vez que o “utilizador é instantaneamente transportado para uma experiência imersiva”, sendo capaz de gerar mais engagement. Isto porque, uma vez que é fácil ignorar a publicidade no mobile, o rápido “carregamento” do anúncio em formato Canvas ajuda a impedir que os utilizadores abandonem a sessão antes de o anúncio se iniciar. “Os formatos mobile são muito intrusivos e muitas vezes o utilizador clica por engano, no caso de Canvas isso não acontece, facilmente fechamos e continuamos a navegação no Facebook”.
São estas características que posicionam este novo formato de publicidade como uma solução “excelente” para a lacuna que o site da TAP tem relacionada com a experiência de navegação na versão mobile. “A navegação é bastante frustrante e temos muitas limitações ao nível de colocação dos conteúdos e da interação”.
Para a head of communication & branding da TAP, o Canvas é a solução indicada para marcas que têm sites que ninguém visita mas também para aquelas que têm enfoque no e-commerce, uma vez que o conteúdo apresentado de forma aliciante pode levar as pessoas ao site. Com resultados assim, Albertina Martins acredita que outras plataformas seguirão os passos do Facebook, desenvolvendo soluções semelhantes.
Este artigo foi publicado na edição impressa da Briefing e integra um especial sobre o Canvas.