Com o 90 nos pés

São 90 anos de história os que a Sanjo conta. Nasceu em 1933. Viveu uma época de ouro – em que poucos eram os portugueses que não andavam com os seus ténis nos pés –, seguida por um período de crise. E renasceu em 2019, quando José Egipto Magalhães e Hélder Pinto compraram a marca. Aos 90 anos, calça um novo marco: a primeira loja física. E revela o desejo para o 100.º aniversário: consolidação internacional.

Com o 90 nos pés

Briefing | A Sanjo ganhou nova vida, em 2019, quando comprou a empresa com o seu sócio, Hélder Pinto. A procura pela marca foi uma surpresa? 

José Egipto Magalhães | Nessa altura, acreditei que a marca teria impacto nos portugueses, até porque quando era mais novo cheguei a vender Sanjo e percebi que a procura pelo produto era grande. Foi, contudo. surpreendente perceber que existe este desejo, saudosismo e até carinho pela marca, como tenho visto desde que a adquirimos. 

É ao saudosismo que atribui o gosto dos portugueses pela Sanjo? 

O apreço dos portugueses pela Sanjo é multifacetado. Embora haja uma componente de saudosismo, acreditamos que a durabilidade da marca está enraizada na qualidade atemporal dos nossos produtos. A Sanjo representa uma herança nacional e cultural e muitos consumidores valorizam a autenticidade e a ligação emocional à história que a marca carrega. 

Como é o cliente da Sanjo? 

O perfil de cliente da Sanjo abrange diversas faixas etárias, unindo consumidores que valorizam a herança da marca, a qualidade do produto e a moda atual. Temos uma base leal de clientes mais maduros, bem como uma crescente comunidade entre os jovens que procuram autenticidade e estilo único. 

Como rejuvenesceram uma marca com 90 anos? 

A revitalização da Sanjo baseou-se na preservação da tradição, combinada com uma abordagem moderna. Investimos em design contemporâneo, colaborações estratégicas e campanhas de marketing inovadoras. A renovação da imagem manteve a essência nostálgica, mas adaptou-se às tendências e exigências do mercado atual. 

De que forma é que ser uma marca com história influencia o marketing? 

A nossa história é um ativo valioso. Reflete-se em narrativas autênticas que comunicamos, estabelecendo uma ligação emocional com os consumidores. A tradição também molda as nossas estratégias de marketing, destacando a durabilidade, qualidade e autenticidade dos produtos Sanjo. 

Qual o investimento em marketing e por que meios se distribui? 

A promoção da marca é realizada através de campanhas publicitárias, eventos, redes sociais e parcerias estratégicas. O investimento em marketing é direcionado para a criação de conteúdo envolvente, presença online forte e participação em eventos que alinhem com os valores da Sanjo.

Sofia Dutra

Esta entrevista pode ser lida na íntegra na edição impressa de dezembro de 2023.

Terça-feira, 16 Janeiro 2024 12:50


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