Intitulado “Información de pago”, o editorial do El País faz uma breve síntese da crise que a imprensa atravessa para salientar que as receitas da publicidade e a venda de exemplares caíram de forma alarmante. Os dados do primeiro trimestre – diz o jornal da Prisa – são demolidores: entre janeiro e fevereiro, a publicidade desceu 33 por cento e as vendas 12 por cento.
Os acessos digitais cresceram 19 por cento, mas a publicidade online representa apena 20 por cento da faturação total publicitária.
São estes números que levam o jornal a escrever que “não há informação sem custos e, muito menos, informação de qualidade”, ao mesmo tempo que deixa um apelo aos leitores: “A contribuição dos leitores tem sido um fator essencial para a independência dos meios face ao poder e aos anunciantes”.
Ainda que sem entrar em pormenores sobre o modelo que adotará, acrescenta que “a maioria dos grandes diários a nível mundial inclinou-se para um modelo que permite aceder de forma gratuita aos leitores ocasionais, mas exige o pagamento de quantias módicas a partir de um determinado número de artigos”.
Fonte: PR Notícias