A campanha tem como inspiração a Convenção sobre os Direitos da Criança, o instrumento jurídico-legal de direitos humanos mais aceite na história universal, ratificado por 196 países e que existe para garantir que os direitos das crianças estão sempre protegidos. Supostamente. Isto porque do que consta no papel ao que acontece na realidade vai uma grande diferença. Foi este o insight para o conceito criativo: “Para 468 milhões de crianças a viver em zonas de conflito, a Convenção sobre os Direitos da Criança não passa de uma fantasia”.
No filme, peça principal da campanha, vemos mães e pais, no conforto e segurança dos seus lares, a lerem aos seus filhos alguns dos direitos infantis consagrados nesta Convenção. Tudo para lembrar que existe um número de crianças para quem a Convenção sobre os Direitos da Criança é apenas um documento escrito cheio de boas intenções, mas que, na prática, continua a ser desrespeitado e ignorado.
A campanha conta com produção da Show Off | MOLA, planeamento de meios da Wavemaker, e vai estar presente em TV, imprensa e digital.
Ficha técnica
Agência Criativa: Bar Ogilvy
Cliente: Amnistia Internacional
Diretor Criativo Executivo: José Bomtempo
Diretores Criativos: Nuno Riça e João Amaral
Copywriter: João Freitas
Diretor de Arte: António Duarte
Diretora de Arte Júnior: Marta Carrilho
Diretora de Contas: Matilde Parreira
Executiva de Contas: Rute Silva
Estratégia: Liliana Pais
Arte Finalista: Pedro Santos
TV Producer: Nuno Calado
Produtora: Show Off
Realizador: Gonçalo Sbrugens
Som: Estrela de Alcântara
João Bernardo