A CEO da Creatives for Climate, Lucy von Sturmer, abre o dia com “Turning the creative industry into a force for climate action”, enquanto parte do projeto Green Futures, um esforço colaborativo entre o ADCE, a Creatives for Climate e o Clube da Criatividade de Portugal, apoiado por pela UE, com o objetivo de destacar o papel transformador da comunidade criativa, como ferramenta fundamental na luta contra as alterações climáticas.
Especialista em comunicação climática, ativista empresarial e empreendedora com mais de 15 anos de experiência, Lucy é também CEO da The Humblebrag, palestrante, membro do Forbes Nonprofit Council, premiada como ’40 Under 40′ pela Universidade de Auckland, e foi eleita pela AdAge e AdWeek como uma das líderes mundiais na promoção da sustentabilidade na publicidade.
Segue-se a conferência “Acabou o Silêncio”, com as diretoras criativas Maria Inês Leiria, Nádia Pinto e Sara Soares, Fundadoras do theFside, que convidam Andrea Pinto (advogada), Catarina Barba (psicóloga clínica), Liliana Dias (psicóloga e designer de Saúde Organizacional), para uma conversa moderada por Susana Albuquerque, presidente do CCP e diretora criativa executiva da Uzina.
“Vai-se falar do que é o assédio, do impacto nas pessoas e nas empresas, de como criar uma cultura de denúncia e não de silêncio e de como todos nós devemos ajudar a fazer das agências um sítio com mais respeito, segurança e igualdade”.
A fechar a manhã vão subir ao palco Leo Porto e Felipe Rocha, fundadores e diretores criativos da PORTO ROCHA, sediada em Nova Iorque, com um portefólio com marcas como a Nike, Netflix, Apple, e eleita a melhor agência independente de design do mundo em 2022 pelo D&AD. Nesta conferência, Felipe e Leo apresentam “PORTO ROCHA on the Culture of Work”, onde vão partilhar o que torna a cultura do estúdio “única” e discutir as realidades e as rápidas mudanças que afetam a indústria do design hoje.
O painel da tarde será iniciado por Saulo Rocha, com “The Cheat Codes” onde vai apresentar truques para desbloquear todo o potencial criativo de uma marca e vencer dentro do universo gamer. Saulo é CCO da CCO da DAVID Madrid, agência que fundou com Pancho Cassis e André Toledo. Nos últimos anos, integrou a lista por duas vezes do Creative 100 da Adweek, o Top 100 Creative da Forbes Espanha, e classificado como o 4.º diretor criativo do mundo pelo Festival Cannes Lions. Venceu 50 Cannes Lions, incluindo um Titanium e quatro Grand Prix.
Segue-se Christina Miller, Chief Social Officer da VML EMEA, com “Social Is Everything. Everything is Social. Standing Out in a Social-First World. Christina integrou a VMLY&R como um dos primeiros membros da equipa do departamento social, em 2012, e, desde então, teve oportunidade de criar trabalhos premiados em diversas categorias, ajudando as marcas a encontrar as formas mais significativas de se conectar com o seu público, através da conversa, conteúdo e cultura. Integra a lista da Forbes “30 Under 30”, da The Drum “50 Under 30: Outstanding Women in Creative” e a lista “Future Leaders” da Campaign.
O dia termina com os argumentistas do programa Isto é Gozar com Quem Trabalha a subir ao palco para falar sobre “Humor na Publicidade”. Cátia Domingues, Cláudio Almeida, Joana Marques, Miguel Góis e Ricardo Araújo Pereira vão estar presentes, para uma conversa moderada por Nuno Jerónimo, fundador e diretor criativo d’o escritório.