Com quase 40 anos de história, a DanCake diz ter uma forte ligação emocional com os portugueses. É que, segundo o CEO, a DanCake acompanhou os momentos mais importantes das famílias. “No passado, não havia festas de aniversário sem as clássicas tortas de morango e de chocolate”. Esta é, por isso, “uma marca genuína, autêntica e com produtos muito valorizados pelos consumidores”, e que pretende recuperar a notoriedade de outrora.
Assim, no âmbito do Plano de Crescimento 2015/2019, a marca aposta no rebranding tendo em mente a retoma do crescimento a nível nacional e internacional. Resultado de um trabalho conjunto da equipa de marketing da DanCake e da agência Brandia Central, a nova imagem “é mais atual e moderna”. Um investimento que, e utilizando as palavras de João Costa, se justifica pela convicção de que uma nova forma de estar no mercado fará a marca renascer junto de várias gerações.
É nisto que a DanCake acredita, pretendendo, assim, fazer renascer o awareness da marca, que – diz João Costa – esteve adormecida durante os últimos anos. “Estamos a revitalizar a categoria com o lançamento de produtos inovadores de forma muito agressiva”. É que, em apenas cinco meses, a marca já lançou 10 novos produtos.
Além dos novos produtos, as embalagens da DanCake também estão diferentes e apresentam-se mais “apelativas e com mais vida”, com o azul e o laranja como cores dominantes. “Revolucionámos os lineares com um packaging diferenciador e que se destaca nas prateleiras dos super e hipermercados”, concretiza o CEO, afirmando ser através da “mancha” azul que a marca está a despertar a curiosidade dos portugueses, que, ao passarem pelos corredores, encontram uma DanCake mais moderna, que andou “desparecida” nos últimos tempos. Também o logotipo da marca se renovou, e “faz a associação ao universo da pastelaria com um color code mais positivo, através da cor laranja”.
Em linha com esta mudança, o novo slogan, “Prova que é amor”, desafia os portugueses a experimentarem o resultado do trabalho da DanCake, que – diz o CEO – faz produtos com o mesmo cuidado que as nossas mães. É esta ideia que a marca quer transmitir para o consumidor, e que pretende simbolizar a “dedicação e o carinho que a marca coloca nos seus produtos”. Mas será que o mercado pedia isto? João Costa acredita que os consumidores valorizam a novidade. “Os novos momentos de consumo determinados por diferentes estilos de vida assim o exigem e as marcas têm a obrigação de se adaptarem ao mercado com novos produtos”. Prova disso são as novas “Bolachas Extraordinárias com pedaços gigantes de chocolate” que a DanCake acaba de lançar, e que têm como fator de diferenciação uma textura irregular, a fazer lembrar as bolachas feitas em casa, a par de um tamanho maior do que o habitual.
As novidades não ficam por aqui: a marca quer continuar a levar até casa dos portugueses a melhor e mais inovadora pastelaria. Por isso, 2015 vai ainda ter “muitas e boas surpresas para os consumidores”. Novidades essas que têm sido, principalmente, comunicadas nas redes sociais, palco de eleição para comunicação da marca, pois, sendo o budget reduzido, “tem de ser utilizado da melhor forma”. Além disso, como a marca pretende ter um papel ativo no dia-a-dia dos portugueses, o Facebook apresenta-se como a plataforma indicada. Mas a nova imagem pode, ainda, ser vista nos cerca de 1000 outdoors distribuídos por todo o território nacional, bem como nos folhetos presentes nas principais cadeias de distribuição. Além do investimento no rebranding, com o qual espera crescer a dois dígitos, a marca prepara-se para aumentar a presença da DanCake em mercados estratégicos como o continente asiático, africano, sul-americano e Médio Oriente.
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