Desvendar “Os Segredos da Prova” de vinho? É no Café In com a Enoteller

É já este sábado, 2 de março, que o Café In, em Lisboa, recebe o workshop “Os Segredos da Prova” da empresa de experiências vínicas Enoteller. À Briefing, a enóloga Mafalda Perdigão explica que o objetivo é “simplificar o mundo do vinho, torná-lo acessível, e mostrar que todos conseguem provar e descrever um vinho”.

Quer desvendar “Os Segredos da Prova” de vinho? É no Café In com a Enoteller

O workshop vai dar a conhecer o método de como fazer a “prova perfeita” e como identificar os aromas, os sabores e as texturas do vinho. Destina-se a iniciantes curiosos, que estão a dar os primeiros passos no mundo do vinho, e desejam aprender as bases de degustação, seleção e apreciação de vinhos; e a apreciadores intermédios, que já têm algum conhecimento sobre vinho e procuram aprofundar a sua compreensão, aperfeiçoando as habilidades de prova.

“Reparei que há uma aparente grande separação entre os supostos especialistas, os aficionados – chamados enófilos – e o comum provador, como se fosse uma pirâmide que por vezes parece elitista, inibindo certas curiosidades e até vontades de aprender e respirar no fundo o que é mais do que um produto”, começa por explicar Mafalda Perdigão, que está por dentro do mundo dos vinhos há mais de 15 anos, já nestes últimos dez de forma profissional.

Com “Os Segredos da Prova”, a enóloga pretende “simplificar o mundo do vinho, torná-lo acessível, e mostrar que todos conseguem provar e descrever um vinho, seguindo passos fundamentais de prova”, com o objetivo de transformar essa suposta pirâmide numa ponte em que todos conseguem “desfrutar na sua plenitude de algo tão subtil, mas presente em todo o lado”.

Para o curso, que terá uma duração de duas horas, é necessária uma inscrição prévia através do site da Enoteller.

Carolina Neves

Quarta-feira, 28 Fevereiro 2024 10:59


PUB