E o melhor rebranding do ano vai para… Associação Olímpica Britânica (Team GB)

O diretor criativo da Shift, Miguel Reis, explica-o.

E o melhor rebranding do ano vai para… Associação Olímpica Britânica (Team GB)

O ano de 2023 fica marcado por uma vaga de transformações visuais, desde o rebranding da Fanta e Burberry até à mudança do Twitter para “X”, ao mais recente redesign da rede social Reddit. No entanto, um desses projetos destacou-se de forma notável: o impressionante rebranding desenvolvido pelos britânicos da ‘Thisaway’ para a participação da Grã-Bretanha nos próximos Jogos Olímpicos de Paris em 2024.

O epicentro desta transformação visual foi a icónica bandeira britânica, um símbolo com um potencial gráfico vasto que, neste projeto, atingiu níveis de expressividade talvez nunca antes explorados. A estratégia por detrás deste rebranding visava não apenas uma atualização estética, mas uma expansão do alcance e relevância da marca ao longo do ciclo olímpico. Este esforço incluiu uma intenção clara em atrair uma audiência mais jovem, reconhecendo a importância de influenciar uma geração visualmente mais receptiva a estímulos visuais inovadores que despertem um sentimento patriótico.

A nova identidade posiciona a Team GB para um futuro “digital first” com uma abordagem inovadora. Esta não só acompanha as mudanças na interação do público com as marcas, mas também assegura que a Team GB permanece relevante e acessível no mundo online. Essa estratégia pretende também fortalecer os laços com patrocinadores e parceiros comerciais, consolidando um relacionamento robusto associado à marca.

“Everyday Extraordinary” tornou-se o novo lema, refletindo um propósito mais amplo e uma narrativa inclusiva, centrada em pessoas comuns, desde atletas a adeptos. A reformulação da marca concentra-se em contar histórias pessoais, humanizando esta narrativa para tornar a Team GB mais identificável por um público diversificado.

A reinvenção da ‘marca bandeira’ é uma proeza de inovação e estética, elevando-a a patamares talvez nunca antes explorados. Este rebranding consegue assim, manter os valores e simbologia originais, através do redesign minucioso do Leão, reforçado com a introdução de novos elementos, cores vibrantes, padrões expressivos e abstratos, transparências diversas, e uma tipografia exclusiva a cargo de Lewis McGuffie são fundamentais para criar uma conexão sólida com os fãs e proporcionar elasticidade para uma ligação poderosa com atletas de diferentes modalidades, tanto nos Jogos de Verão quanto de Inverno.

Este rebranding não é apenas uma transformação visual; é uma narrativa visual inovadora que leva a Team GB a emocionar e inspirar uma nação nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024. Uma verdadeira celebração da tradição britânica, agora apresentada de uma forma cativante e inovadora.

Miguel Reis, diretor criativo da Shift

Quinta-feira, 07 Dezembro 2023 14:39


PUB