Nesta edição foram consideradas 155 categorias, que reuniram 774 marcas, e permitiram distinguir 116 vencedores, revelando que 39 categorias ficaram sem vencedor, uma vez que nenhuma marca atingiu a classificação mínima exigida. Ainda assim, segundo a organização, o número de marcas avaliadas aumentou em 563% e o número de vencedores registou um crescimento de 413%. Salienta ainda que “nestes cinco anos, nove marcas foram consecutivamente reconhecidas pelos portugueses: a Delta Q, a Caudalie, a Renova, o Crédito Agricola, o Serviço de Segurança Auchan, Carglass, Favaíto, Opticalia e Robbialac.
Foram 15 as áreas em que produtos, marcas, serviços e personalidades foram distinguidos: Alimentação e Bebidas, Automóvel, Banca e Seguros, Comércio Online, Comércio Tradicional, Casa, Cultura e Lazer, Higiene Pessoal, Empresas e Negócios, Moda e Beleza, Saúde e Bem-Estar, Segurança, Órgãos de Comunicação Social, Personalidades e Projeto de Solidariedade Social. A marcas foram avaliadas através das principais variáveis que influenciam as decisões dos consumidores: satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra, confiança e inovação. Quanto às categorias Personalidades e Órgãos de Comunicação Social, foram analisadas segundo as variáveis Notoriedade, Satisfação, Confiança e Inovação.