Este ano, o número de categorias analisadas subiu para 179, um aumento de 5% face à edição anterior, sendo que 30% das categorias não tiveram vencedor. Explica a organização que isso deve-se ao facto de nenhuma marca ter atingido a classificação mínima exigida para ser considerada de excelência cinco estrelas.
Envolvidos nas avaliações estiveram 267 mil consumidores, que apuraram o total de 152 vencedores, entre marcas, personalidades e órgãos de comunicação social.
As áreas das marcas vencedoras vão desde a Alimentação, Casa, Compras, Higiene Pessoal, Cosmética e Beleza, Saúde e Bem-estar a Banca e Seguros, Automóvel, Empresas e Negócios, Segurança e Tecnologia, entre outros.
“Estamos muito contentes por apresentar os vencedores de 2021. É muito bom ver que as pessoas continuam a reconhecer e a valorizar a qualidade, mesmo apesar destes momentos difíceis. Aliás, agora mais que nunca é importante distinguir as marcas que estão mais próximas dos consumidores e que maior satisfação global oferecem”, comentam as fundadoras do Prémio Cinco Estrelas, Débora Silva e Ana Lourenço.
Nas marcas, são critérios de avaliação a satisfação pela experimentação, relação preço-qualidade, intenção de compra ou de recomendação, confiança na marca e inovação, que influenciam a decisão de compra dos consumidores. Já as categorias personalidades e órgãos de Comunicação Social são analisadas segundo as variáveis notoriedade, satisfação, confiança e inovação, além de uma característica adicional considerada como mais relevante em cada categoria.
Conheça aqui os vencedores.