Em prol do autocuidado, a Matinal diz “Começo por mim”

Matinal dá um novo passo no seu percurso e apresenta uma plataforma de comunicação centrada no bem-estar individual. “Começo por mim” é mais do que uma assinatura — é o manifesto de um reposicionamento que procura redefinir o conceito de premium no universo dos bens de grande consumo.

Em prol do autocuidado, a Matinal diz “Começo por mim”

Em 2025, Matinal assume um novo capítulo na sua comunicação, regressando ao território do autocuidado com o conceito “Começo por mim”. A marca, que há décadas tem explorado esta dimensão – desde “Se eu não gostar de mim, quem gostará?”, nos anos 90, até “Desperto o melhor de mim para o mundo” –, adapta-se agora a um tempo marcado pelo excesso de estímulos e pela falta de espaço para o eu.

“Existe algo muito importante e que muitas vezes fica para trás – nós mesmos”, sublinha a gestora da marca, Catarina Cruz. “Somos os primeiros a colocar-nos no fim da fila. Por isso, a marca quer inspirar o consumidor a levantar a voz em nome de mais cuidado consigo próprio.”

O novo posicionamento assume ainda a forma do “movimento de uma só pessoa”, uma ideia que pretende promover uma mudança de comportamento individual. “Cabe a cada um, individualmente, dar o primeiro passo no que toca a cuidar de si e à capacidade de se colocar em primeiro plano”, explica a responsável.

A campanha arrancou com uma fase de teasing, levando o consumidor a refletir sobre a azáfama do quotidiano. Seguiu-se um filme que retrata momentos simples do dia a dia, onde, como refere Catarina Cruz, “Matinal, através da sua oferta, convoca a mais momentos de autovalorização e elevação na rotina”.

Com presença em vários meios — TV, digital, ponto de venda e outdoor —, a marca vai manter o conceito vivo ao longo do ano, através de ativações e de uma presença constante nas redes sociais. “Queremos que o nosso consumidor se sinta tocado a começar este movimento em nome de manhãs mais tranquilas, dias sem pressa ou até mesmo do direito de começar pelo essencial… por si”, resume a porta-voz.

Para este reposicionamento, Matinal contou com a criatividade da agência McCann, a gestão de meios da Mindshare e a assessoria de imprensa da Burson. “Através de diferentes tecnologias e inovação, estas agências ajudam-nos a amplificar a mensagem cross channel”, destaca.

O reposicionamento nasce também de uma leitura das novas tendências de consumo. “Num contexto em que a saúde mental está na ordem do dia, falar sobre a autovalorização e o autocuidado é emergente”, afirma Catarina Cruz, que reconhece que o tempo passou a ser visto como um verdadeiro luxo.

Matinal quer afirmar-se como uma aspiração tangível, um escape do stress diário. A responsável sublinha que “a alimentação surge como uma forma de evasão que ajuda a lidar com o ritmo acelerado do dia a dia”; e que a Matinal procura “transformar os momentos funcionais de consumo em algo mais profundo – um momento de autocuidado, prazer, recompensa e conforto”.

No novo entendimento de premium, Matinal aposta menos no parecer e mais na essência do ser. “Hoje, valoriza-se cada vez mais a essência das decisões, em prol do bem-estar individual e do modo como estas se refletem na nossa auto-estima”, explica. A marca reconhece a transição do FOMO (Fear of Missing Out) para o JOMO (Joy of Missing Out) como símbolo dessa mudança.

“Matinal continua a significar qualidade e confiança, acima de tudo por alimentar a capacidade de vivermos o tempo a nosso favor”, remata Catarina Cruz. “‘Começo por mim’ é o espelho desta abordagem que reflete uma redefinição de premium, onde o bem-estar e o autocuidado desempenham um papel central.”

Carolina Neves

Sexta-feira, 09 Maio 2025 08:33


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