O evento ainda como ponto de partida para um projeto internacional, “Comunicação Social, Crise e Mudança: Modelos de Negócio de Entretenimento e Jornalismo”, que resulta da parceria entre a ERC e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL).
“Comunicar crise e mudança” será um dos temas em destaque, com a apresentação da atividade da ERC neste âmbito, enquadrada numa tendência crescente para a mediatização de assuntos relacionados com o contexto de crise. O debate contará com Alberto da Ponte, presidente do Conselho de Administração da RTP, Pedro Norton, CEO do Grupo Impresa, e Rosa Cullell, administradora delegada do grupo Media Capital.
Os novos media, a sua regulamentação e regulação no contexto dos órgãos de comunicação social estarão também em foco, numa mesma redonda que reunirá Manuel Tavares, diretor do Jornal de Notícias, José Luís Ramos Pinheiro, administrador da Rádio Renascença, Luís Cabral, administrador da Media Capital Rádios, e Octávio Ribeiro, diretor da CMTV.
A conferência termina com o tema “Autonomia editorial e propriedade dos meios”, analisado por José Alberto Carvalho, diretor de informação da TVI, Paula Cordeiro, provedora do ouvinte da RDP e investigadora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Pedro Mourão, presidente da Comissão da Carteira Profissional do Jornalista, Júlio Magalhães, diretor do Porto Canal, Maria Flor Pedroso, jornalista da RDP, e Ricardo Costa, diretor do Expresso.
O presidente da ERC, Carlos Magno, e o ministro Miguel Poiares Maduro, que tutela a comunicação social, encerram o evento, com o tema “Regular e gerir a mudança em contexto mediático”.
Fonte: Midlandcom