A Coyote Vadio e a RTP fecharam um “acordo inédito” em Portugal ao celebrarem com a Netflix o licenciamento da série para distribuição mundial. A estreia na plataforma internacional está marcada para dia 10 de fevereiro.
“É fantástico ver esta série da equipa da Coyote Vadio, um projeto de ficção inovador na escrita e na estética, ser reconhecido desta forma a nível internacional. Temos a noção de que o mercado televisivo português é pequeno e a nossa capacidade de investimento limitada”, afirma o diretor da RTP1, José Fragoso. “Só com a circulação das nossas produções nacionais por mercados exteriores relevantes, conseguiremos materializar a nossa ambição de criar em Portugal séries originais de qualidade, capazes de atrair o interesse de centenas de milhares de portugueses através da RTP1 e da RTP Play, mas também de chegar a muitos milhões de espetadores estrangeiros em todo o mundo, como acontecerá agora com a Netflix”, diz.
Esta conquista reflete “o trabalho que a estação pública tem vindo a desenvolver com diferentes produtores independentes ao nível da produção de ficção nacional”. É, simultaneamente, “um sinal do reconhecimento da qualidade de produção e do talento existente em Portugal, quer ao nível das equipas criativas quer da interpretação, e da potencialidade de conquista de mercados internacionais”, segundo o comunicado.