Estará o Marketing preparado para o futuro do trabalho?

Discussões de temas como o futuro do trabalho, a inovação radical e as conexões humanas continuam a açular o SXSW 2025. Como o Marketing e as marcas se vão comportar com estes novos cenários? Especialistas abordaram os desafios da hiperconectividade e a importância do fracasso no processo de inovação, além de como tecnologias emergentes estão a transformar a economia do trabalho e a criar novos paradigmas de inovação.

Estará o Marketing preparado para o futuro do trabalho?

Astro Teller e o espírito Moonshot: Falhe rápido, aprenda rápido

Para inovar, antes de tudo, é preciso ter a coragem de errar. No “Moonshot Podcast”, lançado oficialmente no SXSW 2025, o diretor executivo da X, The Moonshot Factory, Astro Teller, foi objetivo: nenhuma inovação acontece sem riscos. A experimentação radical, em conjunto com a resiliência e a aprendizagem rápida, são pontos-chave para tirar ideias disruptivas do papel. E as marcas que não ousam arriscar permanecem sem saber o que o futuro reserva.

“Rethinking Work” com Rishad Tobaccowala

O painel apresentado pelo consultor e Founder da The Rethinking Work Platform, Rishad Tobaccowala, abordou como os modelos de trabalho tradicionalmente fixos estão a ser substituídos por novas formas flexíveis, impulsionadas por plataformas de marketplace e Inteligência Artificial. Com essas mudanças, o Marketing precisará de se adaptar rapidamente. A ascensão da economia freelancer e dos trabalhos baseados em tarefas exige um marketing mais flexível e segmentado, focado em mentoria e na construção de reputação.

XOXO, Gossip…

A editora da Harvard Business Review e especialista em workplace, Amy Gallo, abordou um tema conhecido por todos: a fofoca corporativa. Mas engane-se quem pensa que ela é necessariamente um comportamento destrutivo. Quando usada eticamente, pode ser uma ferramenta poderosa para a transparência de informações e o fortalecimento da cultura organizacional. E isso exige um ambiente de segurança psicológica para evitar que os rumores corroam a dinâmica de trabalho.

Conexões humanas e cultura

No campo das conexões humanas, o debate sobre a solidão na era da hiperconectividade é um dos principais temas do SXSW 2025. O Global Head of Marketing da JLL, Christian Beaudion, e a psicóloga organizacional Constance Hadley trouxeram desafios emocionais e sociais do excesso de conectividade digital, e alertam: o retorno presencial não é suficiente para restabelecer as conexões reais.

A transformação social do podcast

Por fim, a professora investigadora da Universidade de Houston Brené Brown, a editora da New York Magazine Kara Swisher e a personalidade de TV/rádio Charlamagne tha God discutiram o impacto dos podcasts como plataformas de transformação social. Eles tornaram-se canais que aprofundam debates, criando espaços para a construção de comunidades engajadas. E as marcas que souberem aproveitar essas plataformas conseguirão estabelecer conexões mais genuínas com os seus consumidores, promovendo uma troca mais direta e pessoal.

Takeaways

– A inovação radical será o grande diferencial das marcas disruptivas

– O futuro do trabalho está nos formatos flexíveis

– Com ética e coerência, a fofoca pode ser uma ferramenta poderosa na cultura organizacional

– Tão perto, mas tão longe: O grande paradoxo da conectividade e solidão

– Os podcasts são grandes apostas como formato de transformação social

A Briefing está no SXSW em parceria com o Institute for Tomorrow, uma organização que estimula cenários mais humanos e inovadores através de missões imersivas e curadoria de conteúdo. Juntos, vamos trazer uma cobertura que desenha um futuro mais positivo e sustentável para marcas, startups e ecossistemas.

Quinta-feira, 13 Março 2025 10:52


PUB