O top 10 fica completo com a Compal, a Nivea, a Decathlon, a Olá, o YouTube, a Mercedes-Benz e a Delta. De acordo com o “Meaningful Brands 2021”, existem marcas que conquistaram ganhos de relevância por terem ajustado a sua mensagem e oferta às necessidades potenciadas pela pandemia, nomeadamente o acesso a bens essenciais (Continente), acesso à informação e ao entretenimento (Google e Youtube), assim como a necessidade de tornar a casa num espaço mais confortável e multifuncional (IKEA) e de aumentar o nível da atividade física (Decathlon).
Em relação à vaga anterior, mantêm-se ainda no top 10 marcas que estão presentes na vida dos portugueses há gerações – Compal, Nivea, Olá, Mercedes-Benz e Delta.
“Há muito que vimos a falar no propósito das marcas, e esta nova vaga enfatiza ainda mais a necessidade de as marcas agirem de forma genuína, contribuindo deliberadamente para a construção de uma sociedade melhor, indo além dos benefícios funcionais de produto (que não devem nunca ser menosprezados). É importante refletir sobre como podem as marcas afetar de forma duradoura o bem-estar individual e coletivo, ajustando a sua oferta às necessidades e sensibilidades que a pandemia agudizou e que vieram para ficar”, afirma a Insights & Strategy Director do Havas Media Group, Sofia Vieira.