Os loafers são as estrelas da Lachoix, a marca de calçado fundada por Fátima Carvalho quando se viu confrontada com a necessidade de ter sapatos rasos, confortáveis e elegantes que substituíssem os ténis. Como não os encontrou no mercado nacional, fez a escolha de os criar. Desenhados e produzidos em Portugal, são sapatos únicos e intemporais, que prometem elegância, qualidade e design.
Pé ante pé
Fátima Carvalho deixou de usar saltos altos e deparou-se com a falta de modelos de sapatos rasos que fossem confortáveis e elegantes. Foi em 2014 que esta lacuna no mercado de calçado lhe aguçou o instinto empreendedor. Nos quatro anos seguintes, trabalhou a forma do sapato e andou a bater de porta em porta para que alguma fábrica aceitasse um projeto tão pequeno, a fazer protótipos até chegar à forma e ao design pretendidos. E em 2018 nascia a Lachoix, que, três anos depois, abria o primeiro espaço físico, numa das zonas mais nobres de Lisboa, o Príncipe Real.
Seleção francesa
Lachoix. O nome da marca, explica a fundadora, deriva da palavra francesa “choix”, que significa escolha, seleção, opção. E qual a escolha? “Dentro do universo dos sapatos rasos, pretendo dar a opção de modelos mais sofisticados a modelos mais casuais, dependendo do estilo e personalidade da cliente”, sustenta.
Clássico ou statement
“A qualidade e a variedade de modelos e materiais que oferecemos”. É o que, entende Fátima Carvalho, diferencia a sua marca da concorrência. Há modelos mais clássicos e modelos mais statement, “indo ao encontro das várias necessidades da cliente”. E como é a cliente que “faz” Lachoix? É uma “mulher exigente que procura conforto, mas que gosta da diferenciação e intemporalidade dos modelos”, diz.
Edição limitada
Com sede em Lisboa, a marca desenha e fabrica todos os seus produtos em Portugal. Alguns modelos têm uma grande componente manual, sendo trabalhados por artesãos fora do ambiente industrial. E, como “cada vez há menos pessoas habilitadas a fazer este tipo de trabalho”, a Lachoix opta, muitas vezes, por coleções limitadas. Recorrendo a materiais nobres como veludo e pele, a marca vai criando algumas edições especiais e alguns lançamentos sem se guiar por estações ou tendências.
Animal print
Em 2021, foram produzidos cerca de 1600 pares. Entre eles, os mais vendidos, nos modelos mais clássicos, foram os Tomboy Chic Loafers, “pela sua elegância e intemporalidade”. Nos modelos com padrão, destacam-se os leopardo e os zebra, pelo “look diferenciador”.
Para fora
A exportação é já uma aposta, ainda que apenas em pequena escala. “Não queremos industrializar a marca nem queremos uma superexposição e distribuição excessiva”, explica Fátima Carvalho, revelando que os destinos são criteriosamente escolhidos: Luxemburgo e Sérvia.
A dobrar
O crescimento da Lachoix tem sido “muito sustentável”, com a duplicação das vendas ano após ano. A maior ambição, essa, é “continuar a fazer sapatos com qualidade e diferenciadores. Tornar as coleções mais especiais e exclusivas”.
Sofia Dutra

