Progresso. É a palavra com que a Gift Campaign descreve o ano de 2023. Ao nível da oferta, procuraram melhorar o catálogo, e atrair novos clientes nos mercados de Portugal, Espanha, Itália, França, Holanda e Alemanha. Já ao nível interno, estabeleceram novas políticas para os colaboradores e para o seu bem-estar, promoveram um ambiente de trabalho “melhor” e, de maneira a tornar os processos mais rápidos, investiram na inovação em diversas áreas da empresa.
Líderes da Europa
Numa escala maior, para consolidar a liderança da Gifts Campaign na Europa, começaram a ganhar espaço no mercado onde chegaram recentemente, o alemão. Sobre os desafios da sustentabilidade, investiram em produtos da secção de merchandising ecológico. De maneira a manter o catálogo atualizado, exploraram as necessidades do mercado. Já internamente, investiram na formação da equipa, ao nível das funções específicas que desempenham dentro da empresa e das habilidades pessoais, tais como a gestão do stress e do tempo.
Tecnologia e ecologia de mão dada
A Gift Campaign apostou em inovar na tecnologia e ecologia da sua atividade. Por um lado, e dado o crescimento da tecnologia em todos os setores, sentiu a necessidade de adaptação a essa tendência. Para responder ao boom tecnológico que vivemos em sociedade, têm no catálogo produtos, como altifalantes ou auscultadores, que já vêm com “funcionalidades inovadoras”.
Por outro lado, uma vez que estão conscientes do problema ambiental que enfrentamos e a sensibilidade e consciência que os consumidores têm sobre as necessidades ambientais, estes exigem mais das empresas, nomeadamente ao nível dos valores e ideias. “Por isso, cada vez mais apostamos em produtos de merchandising ecológicos”, afirmam. Esses produtos, além de produzidos com materiais inovadores, passam a poder incluir sementes, possibilitando a sua plantação após terminar o seu uso, ou até a tecnologia AWARE™, que garante um uso reduzido de água no processo de fabrico.
Presença no digital
O setor do merchandising promocional não tinha praticamente presença no digital. O tipo de negócio que vivia dos catálogos físicos e dos contatos por telefones sentiu a necessidade de se reinventar e participar mais ativamente neste meio, como explicou o CEO.
Por isso mesmo, a empresa estava perante uma oportunidade onde conseguia unir os fatores humano e tecnológico. Segundo Oriol Badia, esta combinação materializou-se da seguinte forma: “Ou seja, o objetivo é que possa entrar no site, consultar o catálogo, ver preços, comparar, baixar seus orçamentos ou, se estiver tudo claro, fazer uma compra direta. Ao mesmo tempo, a nossa equipa de atendimento ao cliente está disponível para o acompanhar no processo, esclarecendo as suas dúvidas, gerindo contratempos, dando recomendações e, é claro, estando presente no nosso serviço pós-venda”.
Gifts
De todos os brindes que a Gift Campaign teve no último ano, destaca quatro. De uma forma geral, salienta o merchandising ecológico, dada a consciencialização do público e consequente procura por produtos ecologicamente responsáveis. O preço económico e a versatilidade são duas qualidades apontadas pela marca sobre um dos best sellers que destaca do último ano, os sacos. Best seller foram também as pendrives, um dos favoritos para eventos. E, para terminar os destaques, as lancheiras, realçadas pelo uso que o público lhes dá diariamente e por serem “muito práticas”.
Com olhos postos no futuro
Com a conquista do selo Great Place to Work em 2023, e com o desejo de o manter em 2024, a Gift Campaigns tem como ambição continuar o processo interno de cuidado dos seus funcionários. Quanto ao negócio, a expansão na Alemanha continuará nos planos da marca para este ano, bem como expandir-se para um novo mercado.

