Fundadores do YouTube compram Delicious

delicious_logo
O site de organização e partilha de “favoritos” Delicious foi vendido aos dois fundadores do YouTube, Chad Hurley e Steve Chen, anunciou hoje a Yahoo!, sem revelar o valor do negócio.

O anunciou foi feito por email aos utilizadores do Delicious (www.delicious.com), que têm agora de autorizar a Yahoo! a transferir as suas contas para a Avos, uma nova empresa de Hurley e Chen, com sede em San Mateo, Califórnia.

A Yahoo! anunciou em Dezembro a intenção de vender o Delicious, por não o considerar “estratégico” para o desenvolvimento da empresa.

O Delicious vai continuar a funcionar na plataforma da Yahoo! “até aproximadamente julho”, ficando a partir dessa data os utilizadores sem acesso às suas contas caso não permitam a transferência para a Avos.

Inicialmente designado del.icio.us, o site foi fundado em 2003 pelo engenheiro informático Joshua Schachter e comprado dois anos depois pela Yahoo!, mas nunca teve publicidade.

O Delicious permite guardar numa conta pessoal disponível online qualquer página da Internet, bastando para tal associar “tags” (etiquetas, palavras-chave) a essa página.

Ao fazer isso, o utilizador pode mais tarde encontrar rapidamente a página que guardou, em qualquer computador ligado à Internet, bastando para tal aceder na sua conta à tag ou tags que associou a essa página.

O “tagging” tem vindo a ganhar terreno relativamente à tradicional organização por pastas, porque o utilizador pode associar várias tags na procura de informação, sem ter de decorar em que subpasta guarda cada página.

A marcação das páginas pode ser feita instantaneamente, através de um simples clique num botão específico previamente colocado na barra de ferramentas do navegador da Internet.

As contas no Delicious podem ser privadas, mas a maioria são públicas, o que permite a rápida partilha e recomendação de novas páginas que surjam na Internet.

Mesmo quando a conta é pública, o utilizador pode optar a cada momento por manter privada uma marcação que faça no Delicious.

Cada página guardada no Delicious surge com as tags que lhe foram associadas e com o número total de utilizadores que a guardaram, o que permite criar rankings de páginas mais marcadas.

O Delicious permite também seguir numa rede própria o que outros utilizadores estão a guardar nas suas contas.

Fonte: Lusa

Quinta-feira, 28 Abril 2011 14:05


PUB