Geração Z: Os clientes do presente e do futuro

Na economia atual, a geração Z tem cada vez mais poder e, por isso, as marcas devem ter atenção a esta tendência. Esta foi a ideia defendida unanimemente na sessão “Geração Z e a Nova Era da Influência”, que aconteceu no último dia do ICON, sexta-feira, 6 de junho.

Geração Z: os clientes do presente e do futuro

Nesta conversa, moderada por Marta Leite Castro, a cofundadora da ZEAM, Yaël Meier, destacou o facto de as empresas estarem afastadas dos jovens e que os mesmos não são ouvidos apesar de terem muito para dizer. Neste seguimento, o diretor-geral da Media Capital Digital, Ricardo Tomé, deixou o alerta para que as insígnias se adaptem a este público, se não quiserem ficar para trás e perder a sua relevância em relação ao digital. Já o fundador da Mohit, Fábio Batista, destacou o trabalho desenvolvido pelo Duolingo nas redes sociais como um exemplo a seguir porque “o cenário está a mudar e a geração Z vai ditar a formas como vai ser feita a comunicação”.

Yaël Meier disse ainda que as empresas têm de ser autênticas e que os jovens conseguem detetar quando isso não acontece e que as marcas devem estar no digital se quiserem ser bem-sucedidos junto do público jovem. Por essa razão, Fábio Batista acredita que os influenciadores com uma escala mais pequena conseguem ter uma comunidade “forte”, que pode gerar resultados melhores do que criadores de conteúdo com uma maior dimensão porque “as pessoas gostam de fazer parte de comunidades”.

Ricardo Tomé deixou ainda a sugestão de que é necessário integrar os membros desta geração para promover a mudança. Para concluir, o fundador da Mohit sugeriu que as empresas não devem usar os criadores de conteúdos como se fossem apenas um meio para dizerem o que querem que seja dito da forma como desejam. Em vez disso, as insígnias devem colaborar com os influenciadores para conseguirem criar conteúdos que combinem as suas características e a mensagem que deve ser transmitida.

Simão Raposo

Segunda-feira, 09 Junho 2025 11:09


PUB