Briefing | Como nasceu o projeto GetGreen?
Carla Rocha e Paula Mendes | Partilhamos o gosto pelos passeios de bicicleta, desde que nos conhecemos na Universidade do Minho, Braga, aquando da Licenciatura em Administração Pública. Seguimos percursos profissionais diferentes, a nível nacional e internacional, com especialização em Serviços de Informação e Recursos Humanos, respetivamente. Mas, em 2012, o nosso espírito empreendedor ganha forma impulsionado pelo Concurso de Ideias para a Criação e Incubação de Empresas na Plataforma das Artes, em Guimarães.
Apaixonadas desde sempre pela nossa cidade, criámos em 2013 a GETGREEN para promover a mobilidade urbana em bicicleta, enquanto meio de transporte mais económico, ecológico e saudável para todos aqueles que vivem o seu dia a dia nos centros urbanos.
Conscientes também da qualidade de vida e autonomia na utilização inerente à bicicleta desenvolvemos um conceito inovador de prestação de serviços, criando uma solução publicitária original, criativa e acessível para promover empresas e marcas através da personalização de diferentes peças e acessórios nas bicicletas disponíveis para aluguer.
Briefing | Como (e porquê) extravasou a mobilidade urbana para o campo da publicidade?
CR/PM | A bicicleta provoca o efeito de sensibilização e sedução da sociedade para o seu uso como meio de transporte.
Com o serviço de publicidade em bicicleta, estamos empenhados em fornecer uma fonte única, adaptável e eficaz de publicidade, específica para as necessidades de nossos clientes, a um preço competitivo comparativamente com outros meios de publicidade.
É um meio de publicidade interativa com o potencial consumidor, com proximidade na entrega da mensagem. Captamos a atenção para este criativo, dinâmico, ecológico e saudável, meio de divulgação de produtos, eventos, políticas públicas, etc. Permite direcionar a publicidade especificamente para o consumidor que vive, trabalha ou se desloca em Guimarães.
Este inovador e atraente meio de publicidade de “rua” atrai onde quer que esteja, proporcionando impressões de alto impacto com retenção e recordação da informação anunciada.
Briefing | Qual o potencial da bicicleta como veículo publicitário?
CR/PM | Em bicicleta a mensagem chega mais rápido ao público-alvo, criando impacto visual e uma comunicação interativa.
O efeito surpresa é feito de uma forma sofisticada e com grande flexibilidade na escolha da zona de influência.
Demográfica: Atingir várias faixas etárias.
Geográfica: Delinear percursos específicos e personalizados
Comportamental: Estimular as vendas.
Briefing | Que serviços oferece a GetGreen neste âmbito e como funcionam?
CR/PM | A GetGreen oferece um serviço de publicidade em bicicleta, composto por um atrelado publicitário, de 1,23mx0,65m, onde é colocado uma lona com duas frentes. Para publicidade à noite, o atrelado é iluminado com leds para maior impacto e melhor visibilidade da publicidade.
Este serviço é prestado em pacotes de horas de acordo com o objetivo a atingir.
Dependendo da campanha em ação, é estudado e definido um conjunto de estratégias nomeadamente horas e locais para publicitação.
Ó objetivo é atingir os centros urbanos para promoção de sites, lojas, abertura de loja, eventos desportivos, espetáculos, exposições, concertos, lançamento de produtos, interagindo com o público, verbalmente ou com a distribuição de amostras de produtos, panfletos. É um serviço criativo, flexível e focada para o cliente.
As bicicletas estão preparadas, com acessórios, para transporte de material promocional.
Consideramos a imagem e o profissionalismo cruciais para a execução do serviço. Por momentos seremos o rosto dos nossos clientes. O ciclista poderá utilizar vestuário que se identifique com a campanha.
A bicicleta diferencia-se positivamente dos outros meios de publicidade, pois alcança visibilidade em zonas pedonais, de automóveis, promovendo um estilo de vida ativo e saudável, sem contribuir para o congestionamento urbano.
Briefing | Qual a dimensão atual do projeto? Que marcas recorrem, que ações já desenvolveram, qual a dimensão geográfica?
PR/CM | A atividade iniciou-se a 14 fevereiro na localidade de Guimarães.
Promoção da Cidade Europeia do Desporto 2013 – distribuição da agenda e divulgação de eventos, BEPPI – Portuguese Shoes, Computer Taylor, Berço das Noivas, Massa Critica de Guimarães e Mira Valor – compra e venda de ouro, entre outras.
Briefing | De que forma medem, se é que é possível, o impacto da publicidade sobre duas rodas?
CR/PM | A reação das pessoas que veem a bicicleta é positiva e o feedback é imediato. Neste momento, estamos a estudar formas de medir o impacto da publicidade sobre duas rodas.
Fonte: Briefing