Briefing | A GrandOptical inaugurou um novo conceito de loja, em Almada. Em que consiste e quais os elementos diferenciadores?
Sandra Silva | O novo conceito da loja de Almada espelha na perfeição o posicionamento premium de GrandOptical – lojas amplas, ambiente muito cuidado e cheio de pormenores diferenciadores. Dentro do mesmo conceito, cada loja GrandOptical terá um ambiente único, onde pormenores como os móveis de exposição e de atendimento ou o chão serão diferentes de loja para loja. São privilegiados materiais nobres, como a pedra mármore e écrans de alta-definição conferindo dinamismo e modernidade. Tudo isto complementado com uma experiência de compra próxima e personalizada para que cada cliente se sinta único.
Como é a nova experiência em loja?
A experiência na loja reflete o compromisso que temos em oferecer o melhor aos nossos clientes. Na GrandOptical, esforçamo-nos para que cada cliente se sinta especial e único. Queremos garantir que, tanto através dos nossos colaboradores como no ambiente das nossas lojas, cada pessoa encontre todas as respostas às suas necessidades relacionadas com a visão, de forma personalizada e sempre com a máxima qualidade.
De que forma se integra este conceito no posicionamento da marca?
Este conceito alinha-se perfeitamente com o posicionamento da marca. Estamos a falar de um posicionamento premium, com um elevado nível de personalização na experiência de compra, oferecendo uma abordagem 360º. O nosso objetivo é antecipar as necessidades do consumidor e garantir que, em cada momento, o cliente tenha acesso a tudo o que precisa. Este é um dos fatores que distingue a GrandOptical dos nossos concorrentes diretos e é um princípio que nos guia desde o início. Queremos que os nossos clientes saibam que, ao visitarem as nossas lojas, encontrarão não só os melhores profissionais, mas também os melhores produtos e marcas para além de uma experiência única que não se encontra noutro lugar.
O que determinou a escolha desta loja para iniciar a aplicação do novo conceito?
A GrandOptical tem nove lojas em Portugal e a loja de Almada é muito importante para nós e uma das mais antigas da insígnia.
Quais os planos de alargamento do conceito aos outros espaços da marca?
O nosso objetivo passa pela renovação das restantes lojas da insígnia. Queremos que todos os nossos clientes possam usufruir desta nova experiência de compra.
A expansão envolve também abrir novas lojas?
A nossa estratégia de expansão contempla também a abertura de duas novas lojas até ao final do ano. Este é um passo importante para reforçarmos a presença da GrandOptical em Portugal, permitindo-nos estar ainda mais próximos dos nossos clientes e levar a experiência premium e personalizada que nos caracteriza a novas localizações. Estas aberturas refletem o compromisso contínuo da marca em crescer e inovar no mercado nacional.
De que forma o digital complementa a experiência nas lojas físicas?
As duas vertentes – digital e loja física – complementam-se de forma estratégica. Embora reconheçamos que o site da GrandOptical ainda tem margem para melhorias, estamos a trabalhar ativamente para que ele se torne uma ferramenta mais robusta e intuitiva. O digital é uma grande aposta, não só para dar maior visibilidade ao nosso sortido de produtos, como óculos graduados e de sol, mas também para criar uma ponte entre a pesquisa online e a experiência em loja.
Sabemos que os consumidores portugueses estão cada vez mais informados e fazem pesquisas aprofundadas antes de decidir. Por isso, o digital permite que os clientes cheguem às nossas lojas com uma ideia clara do que procuram, facilitando uma experiência em loja mais personalizada e ajustada às suas preferências. Este equilíbrio entre o online e o físico reflete o nosso compromisso em oferecer uma experiência premium, onde cada interação, seja digital ou presencial, é pensada para criar valor e atender às expectativas de quem nos procura.
Sofia Dutra
*Esta entrevista pode ser lida na íntegra na edição impressa de fevereiro de 2025