“Quando um paciente sente que está a ser tratado de forma diferente, com perguntas intrusivas e muitas vezes desconfortáveis sobre as suas escolhas pessoais, isso afasta o doente e, por vezes, faz com que ele desista do tratamento”, começa por dizer o codiretor criativo da Coming Soon e um dos autores da campanha Marcelo Lourenço. “O que é uma tragédia para todos”, acrescenta.
No spot, veem-se hospitais, salas de tratamento e consultórios médicos totalmente vazios, uma vez que os pacientes que deveriam lá estar faltaram às consultas por medo de sofrerem preconceito. A fechar a publicidade, está a frase: “Na luta contra o cancro, a inclusão salva vidas”.
“Ausências” foi lançada oficialmente num evento no Porto e contou com o apoio da ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo; da Rede Ex Aequo – Associação de Jovens LGBTI+ e Aliados; e da MASCC – Multinational Association of Supportive Care in Cancer.
Ficha técnica
Nome: “Ausências”
Cliente: AICSO
Agência: Coming Soon
Criatividade: Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga
Produção: Show Off | MOLA
Sound design: Vitor Mingates (Mute)

