If “Content is King”, Marketers are “The new Nobles”

Rui Ventura, Presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM)Há uma palavra que, nunca como hoje, foi tão utilizada e que serve para criar assunto, vender marcas, produtos e serviços, criar estima e sobretudo atalhar o caminho das marcas entre o cérebro e o coração dos consumidores. Essa palavra é “Conteúdo” e é chave para os profissionais de marketing que desejam manter a sua marca colada à memória e ao coração dos consumidores.

É uma palavra nova? Nem por isso. Associada à nossa profissão de Marketers, Publicitários ou profissionais de comunicação tem centenas de anos, e já se vestiu de diferentes formas: Storytelling, Narrativas, Editorial, Branded Contents, entre tantas outras, mas hoje pela natureza das plataformas de comunicação que mais utilizamos como as soluções que o Digital oferece, social media, mobile a juntar aos medias tradicionais, fazem desta palavra um admirável Mundo Novo de soluções.

Nesse sentido, Se os conteúdos são Rei, nós, profissionais de marketing somos os “novos Nobres”. E temos de estar atentos às tendências e perceber de que forma podemos desmultiplicar os nossos conteúdos pelas diferentes plataformas existentes.

Mas na realidade sempre foi assim. Então qual é a grande mudança? A grande mudança passa pela forma como hoje os departamentos de marketing e comunicação dependem de equipas mais pequenas, mais multidisciplinares, capazes de pensar a estratégia e dar seguimento à sua execução, porque nem todas as marcas dispõem de orçamentos para executar todas as soluções que se apresentam como as mais relevantes para as nossas marcas.

Assim, face a esta enorme escolha, é natural que os marketers escolham. E normalmente optam pelas escolhas mais conservadoras, ou melhor, pelas escolhas que garantam melhores resultados na entrega do que pretendem comunicar, vender, advogar, etc. Mas melhores como? Bom, este tema daria por si só tema para outro artigo, mas vamo-nos focar nos Conteúdos.

Hoje, para além das escolhas que ficam a cargo dos nossos parceiros criativos, existe um admirável mundo de oportunidades e soluções para aumentar o engagement da nossa marca com os consumidores, e passam normalmente pela área dos Conteúdos, ou pela forma como desmultiplicamos os conteúdos existentes para as plataformas mais relevantes. E a realidade é que não podemos descurar essa área e muitas das vezes não temos ninguém a quem recorrer para nos ajudar, por isso o caminho é continuarmos a aprender, a conhecer, a fazer e a testar.

Dou-vos um exemplo simples, da multiplicação de conteúdos que hoje os profissionais de marketing têm de entender e considerar nas suas estratégias.

Imaginem um evento corporativo que envolva um speaker internacional e que teria o seu ponto alto centrado no dia do evento. Hoje este efeito de comunicação, que teria o seu pico num dia, pode multiplicar-se em várias semanas, senão meses de conteúdos uteis para a marca e para os seus consumidores.

Como? Vou apenas elencar algumas técnicas. No pré-evento envolver os consumidores com informação sobre o evento. Programa, bios, local, curiosidades, conceito, e pedir a ajuda aos consumidores para customizar parte dessa experiência?

Aproveitar a apresentação do speaker para a colocar no Slideshare, a maior comunidade online de partilha de apresentações? Gravar a sessão em vídeo para fazer pequenos vídeos com as principais conclusões e coloca-los no Youtube, no Vimeo, num Podcast ou noutras plataformas de vídeo? Colocar a totalidade da apresentação disponível apenas para consumidores fidelizados? Pegar nas principais palavras-chave dessa apresentação e transformá-la numa infografia e partilha-la no Pinterest, facebook e restantes redes sociais? Criar uma galeria fotográfica no Flickr e partilhá-la com o Mundo? Ter canais de Twitter abertos com as diferentes comunidades de seguidores para reportar o assunto antes, durante e depois? Negociar Media partners para colocar os conteúdos em primeira mão nos meios correctos? Negociar entrevistas e artigos prévios à conferência ? Criar uma #hashtag para o Instagram, Twitter e Facebook para envolver todos os participantes a co-criar conteúdos? Fazer um trabalho editorial de curadoria de conteúdos de modo a aumentar o awareness de determinado tema nos blogs, redes sociais e media?

É um simples exercício de desmultiplicação de soluções para os conteúdos existentes. E é exactamente sobre este tema, que a Marketing Marathon Porto se vai centrar. Porque na APPM preocupamo-nos em ajudar os profissionais de marketing a ser melhores todos os dias, através da geração de conhecimento, através do efeito de partilha e de networking que este evento proporciona e sobretudo em colocar as mãos na massa, a desenvolver as estratégias que estão por detrás da criação dos conteúdos, e aprender as técnicas que podem fazer a diferença no aumento de relevância da nossa marca junto dos consumidores. Tudo para que os conteúdos da sua marca passem a ser encarados como uma área estratégica do marketing na sua relação com os consumidores.

Não percam a www.marketingmarathon.pt de 10 a 14 de Fevereiro na cidade do Porto.

Quinta-feira, 23 Janeiro 2014 09:46


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