O nome de João Paulo Guerra integra agora o panteão de memória do NewsMuseum, com testemunhos de Luís Paixão Martins, Carlos Matos Gomes, Adelino Gomes, Maria do Céu Guerra, Eugénio Alves e António Macedo.
João Paulo Guerra foi uma figura proeminente do jornalismo português, tendo tido uma carreira que se estendeu por mais de meio século. Iniciou a sua trajetória no mundo radiofónico, aos 20 anos, na Rádio Renascença, e rapidamente transitou para o Jornalismo no Rádio Clube Português. Trabalhou em várias emissoras, incluindo a Emissora Nacional, a Rádio Nacional de Angola, a TSF e a Antena 1. Foi também provedor do ouvinte da RTP.
Na imprensa escrita, colaborou com diversos jornais e revistas, como o Diário de Lisboa, A Capital, República, a Notícias da Amadora, O Diário, o Público, O Jornal e o Diário Económico. Na televisão, trabalhou como guionista na SIC e foi repórter na série “O Século XX Português”. Recebeu vários galardões, como os Prémios de Rádio da Casa de Imprensa, o Prémio Nacional de Reportagem do Clube de Jornalistas do Porto e o Gazeta do Clube de Jornalistas.
Carolina Neves