Licenciados ultrapassam jornalistas. A begin.media tem uma solução

Os licenciados em Jornalismo e Comunicação ultrapassam o número de jornalistas profissionais. A conclusão é da startup portuguesa begin.media, que pretende combater este desfasamento através da sua plataforma que oferece a estudantes e recém-licenciados a possibilidade de publicarem artigos.

“Se somarmos todas as vagas do ensino superior em cursos de Comunicação e jornalismo, temos no mercado, todos os anos, mais de três mil novos licenciados. Por outro lado, o número de jornalistas com carteira profissional não chega aos seis mil”, afirma a begin.media, com base num levamento feito junto dos dados fornecidos pelo Ministério da Educação.

“O problema é que estamos a engordar os números do desemprego e a perpetuar a precariedade no jornalismo. Enquanto o Ensino Superior não se adaptar, o mercado vai continuar saturado, para prejuízo de todos, desde os órgãos de comunicação aos consumidores de informação”, afirma a CEO e cofundadora da begin.media, Marta Velho.

A begin.media vê neste desfasamento uma oportunidade e criou um espaço onde os jovens licenciados podem publicar os seus trabalhos e, ai mesmo tempo, criar e estimular uma rede de leitores que os remunera diretamente.

A funcionar desde 2015, e incubada na Startup Lisboa, a begin.media é um espaço que promete trabalho e remuneração a jovens jornalistas e freelancers, a que chamam de beginners. “Um beginner publica o seu trabalho e os leitores pagam-lhe diretamente para conseguir ter acesso ao conteúdo, num sistema muito semelhante ao crowdfunding”, esclarece o cofundador João Pedro Machado. “Para além disso, na página permitimos que empresas, marcas e órgãos de comunicação possam encomendar conteúdos diretamente à nossa rede”, acrescenta.

briefing@briefing.pt

 

Quinta-feira, 25 Agosto 2016 10:14


PUB