Para melhorar a oferta dos anúncios no mobile, o Facebook desenvolveu o Canvas, uma nova experiência publicitária imersiva, que carrega anúncios instantaneamente e ocupa todo o ecrã dos dispositivos móveis. Explica o country manager do Facebook em Portugal, Paulo Barreto, que não se trata de um novo formato de anúncio, mas sim de uma nova plataforma criativa.
O Canvas surgiu porque, por um lado o Facebook tem a perceção de que os anunciantes procuram maior flexibilidade criativa e, por outro, sabe que os utilizadores gostam de experiências mobile rápidas e envolventes. E “o Canvas permite-lhes, por isso mesmo, potencializarem vários tipos de anúncios”. Para o country manager, o Canvas é uma mais-valia para as campanhas publicitárias. Isto porque, pode funcionar em paralelo com microsites, uma vez que os anunciantes podem escolher direcionar o Canvas para um site, permitindo aos consumidores fazer compras online, por exemplo.
Mas as vantagens não se esgotam aqui. Nas palavras do country manager, esta plataforma oferece benefícios adicionais, tais como: é nativa (por ter sido desenvolvida no interior do Facebook carrega dez vezes mais depressa que a Internet móvel normal); é totalmente personalizável (permite a utilização de um mix de vídeo, imagens, texto e botões que levem à ação); está disponível a nível internacional (qualquer anunciante tem acesso ao Canvas); e é um espaço para todos (é de fácil utilização, sem a necessidade de códigos ou software específico, quer para Android, quer para iOS). E são estas características que fazem com que o Canvas seja uma ajuda para os anunciantes atingirem os seus objetivos, ao dar-lhes um espaço digital totalmente personalizável onde podem construir as suas histórias. “Os Canvas são bastante fáceis de desenvolver e editar, quer seja para a promoção de um produto, quer para reforçar a ligação a uma marca”.
Com estas características, qualquer anunciante consegue retirar benefício da utilização do Canvas, uma vez que é possível mostrar produtos e direcionar os consumidores para um site, conseguindo assim potenciar as vendas. Lançado a nível global para todos os anunciantes, já se soma casos de sucesso. São eles, a Coca-Cola, que apostou no Canvas para o lançamento da nova série especial de garrafas de alumínio e conseguiu chegar a quase 16 milhões de pessoas, com uma média de visualizações de 18 segundos; a Asus, que criou um Canvas com o tema “acabe com os presentes maus” durante a época de Natal de 2015 e que registou um aumento de 42% de cliques no anúncio com uma média de visualização de 12 segundos, e onde 70% das pessoas que clicaram no Canvas visitaram o site da empresa; ou ainda, o caso da L’Occitane, que recorreu a esta plataforma para explicar aos consumidores a origem e benefícios dos produtos da marca, tendo gerado um aumento de 11% na taxa de recordação do anúncio, quando comparado com os links tradicionais. Além disso, e apenas com poucos meses de vida, os utilizadores já passaram mais de 864 mil horas no Canvas, sendo que, em média, passam 31 segundos naquela plataforma.