Briefing | A Topázio completa em 2024 os 150 anos. O que significa um século e meio de história?
José Augusto Seca | É uma longa trajetória de existência e evolução. Ao longo desse período, a Topázio passou por várias transformações, mostrando capacidade de adaptação e resiliência face a novas tendências, desafios e adversidades. Soube manter e/ou adaptar as suas tradições e conhecimentos acumulados ao longo de gerações, ganhando um reconhecimento e prestígio que se tornaram sinónimo de qualidade e confiança para os seus clientes e parceiros.
A Topázio sempre se pautou por ser desafiante, na busca de novos patamares de excelência e inovação, contando com o apoio de todos os artesãos e equipas de trabalho que diariamente contribuem para o sucesso da empresa. Comemorar 150 anos de existência significa um orgulho enorme para cada pessoa que faz parte da família Topázio, sendo merecido o reconhecimento a todos que contribuíram para que este marco fosse atingido.
Por último, significa uma grande responsabilidade da atual gestão da empresa e de toda a sua equipa em honrar o legado que lhes foi deixado e dar continuidade à história da Topázio.
Em todos estes anos, o que permanece como marca da Topázio?
O caráter de manualidade, que confere a cada peça uma singularidade genuína e autêntica, e a garantia de elevados padrões de qualidade na busca da excelência são valores assumidos e ligados à Topázio desde sempre, fundamentais para uma relação de confiança com os nossos clientes.
Quais os desafios de inovar numa marca com um século e meio?
Os desafios incluem equilibrar tradição e modernidade, manter a identidade enquanto se adapta a novas tendências e atrair um público jovem, sem descurar a atenção aos clientes fiéis. A Topázio procura inovar com respeito pelo seu legado e o cuidado em preservar a qualidade e autenticidade.
Também é fundamental a capacidade de inovar, seja na criação de novos produtos ou combinações de materiais, seja nos processos de fabrico, que, a par da manualidade que caracteriza as nossas produções e se traduz num fator diferenciador, permite também ganhos de eficiência e competitividade.
Que novidades podemos esperar para este ano?
O lançamento da coleção de luxo da Topázio. As peças dos 150 anos, desenhadas por 15 artistas nacionais e internacionais, com o mote “A Tradição dos Novos Tempos”, é um marco significativo para celebrar a cultura e a evolução ao longo dos anos da marca, e serão apresentadas num evento no final do ano.
A Topázio também irá apresentar a coleção Mesa e Decoração e Gift na Portojóia, onde daremos início às comemorações dos 150 anos juntos dos nossos clientes.
Onde se pode comprar a marca? Qual a importância do e-commerce para as vendas?
Em praticamente todas as localidades de Portugal, nos pontos de revenda existentes – maioritariamente ourivesarias –, lojas de decoração, na loja física localizada em Gondomar ou na loja online.
No estrangeiro, a marca pode ser comprada nas lojas da especialidade, nas diferentes localizações geográficas, desde os EUA, Reino Unido, Europa, Médio Oriente, norte de África, etc.
O e-commerce é crucial para as vendas. Reduz custos operacionais e permite personalização de ofertas com base nos dados dos consumidores. Facilita o marketing digital integrando SEO, redes sociais e anúncios pagos. Oferece conveniência aos clientes para comparar preços e comprar sem sair de casa. É essencial para alcançar novos públicos, otimizar estratégias e promover um crescimento sustentável da empresa.
Sofia Dutra
*A entrevista pode ser lida na íntegra na edição impressa de agosto de 2024