Menos publicidade em TV mas spots com mais tempo

Menos publicidade em TV mas spots com mais tempo
O número de peças publicitárias transmitidas nos quatro canais nacionais de televisão em abril diminuiu 8,4 por cento relativamente ao período homólogo do ano passado. Ao todo, foram emitidas 54269 peças publicitárias nos ecrãs da RTP1, RTP2, SIC e TVI. Este montante equivale a uma média diária de 452 inserções de publicidade por canal.

Nos últimos 12 meses, o valor mais alto de número de peças publicitárias em televisão registou-se em julho de 2011, atingido os 66199 nos quatro canais supra. Já o valor mais baixo corresponde ao mês de janeiro do corrente ano, com 48529.

Ao todo, os quatro canais emitiram, em abril, 463 horas de publicidade, excluindo as autopromoções. Este valor representa uma média diária de 3h52 por canal. Também o número de horas diminuiu em 3,4 pontos percentuais, relativamente ao período homólogo de 2011.

No último ano, foi também julho o mês onde houve maior duração publicitária, contando 512 horas. Agosto foi o mais baixou, contando apenas com 456 horas.

De janeiro a abril deste ano, a duração média dos spots publicitários em televisão era de 32 segundos, mais dois do que o observado no mesmo período de 2011. Contudo, esta duração média variou entre os dez segundos na RTP2 e os 49 na RTP1, devido, sobretudo, à duração da publicidade de telecompras – o que tem tido um peso muito significativo na duração publicitária total do canal.

A duração média dos spots publicitários aumentou em todos os canais, exceto na RTP2, onde desceu um segundo. A SIC foi a estação televisiva onde se verificou o aumento mais relativo.

Estes dados são a conclusão da análise realizada com recurso ao software MMW/Videotrack da MediaMonitor, durante o período compreendido entre 1 e 30 de abril de 2012.

Fonte: Marktest

Quarta-feira, 16 Maio 2012 16:10


PUB