O crescimento deverá “manter-se forte” nos próximos dois anos, com uma previsão de aumento dos mesmos 5,3 por cento em 2015 e de 5,9 por cento no ano seguinte.
A publicidade online é um dos grandes motores desta subida – ao crescer 17,1 por cento e representar este ano quase um quarto (23,6 por cento) da publicidade a nível mundial e 28,3% em 2016.
A publicidade mobile é o segmento a registar o maior crescimento, com uma previsão de 67 por cento para este ano. Segue-se a TV, com 30 por cento, e desktop online com 28 por cento.
“A publicidade na Internet está a expandir rapidamente à medida que as novas tecnologias tornam mais fácil aos anunciantes chegar às pessoas certas no momento certo com a mensagem certa, a um preço eficiente”, explica o chief executive da ZenithOptimedia Worldwide, Steve King. “A propagação de aparelhos móveis cada vez mais sofisticados irá ajudar a continuar esta expansão, sustentando um crescimento constante nos investimentos globais para os próximos anos”, acrescenta.