Miele: “Portugal é um mercado ágil e inovador”

É como um reconhecimento do trabalho desenvolvido na construção da marca em Portugal e um desafio estratégico que Ana Ferreira encara a transição de PR & Communications Manager da Miele no País para Head of Brand na Península Ibérica. O foco está em garantir coerência nos dois mercados, reforçar o posicionamento premium e criar uma ligação emocional com os consumidores.

Miele: “Portugal é um mercado ágil e inovador”

Briefing | Como encara a transição de PR & Communications Manager em Portugal para Head of Brand da Miele na Península Ibérica?

Ana Ferreira | Vejo esta transição como um reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido na construção da marca em Portugal, principalmente nos últimos anos. É também uma oportunidade para ampliar essa experiência numa escala maior. A mudança permite-me ter uma visão mais abrangente e estratégica da gestão da marca, garantindo uma maior coerência na comunicação e ativação da marca em toda a Península Ibérica. É um desafio único neste momento da minha carreira, que exige equilíbrio entre as especificidades locais e uma identidade forte e unificada da Miele na região.

Quais os principais desafios nesta mudança de escala e responsabilidade?

O primeiro grande desafio é garantir que a marca mantenha a sua consistência e identidade únicas, respeitando as nuances culturais e de consumo de dois mercados distintos. Também implica gerir equipas com dinâmicas diferentes, alinhando processos e estratégias de forma eficiente. Além disso, é essencial utilizar as sinergias entre os dois países sem perder a personalização necessária para cada público-alvo. 

Qual a importância de ser uma portuguesa com responsabilidade ibérica?

É um marco muito importante que reflete a valorização da experiência e do talento local num contexto internacional. Sendo portuguesa, trago um conhecimento profundo do nosso mercado e uma perspetiva que complementa a visão ibérica. Portugal é um mercado, ainda que mais pequeno do que o mercado espanhol, ágil e inovador, e essa mentalidade pode ser uma mais-valia para impulsionar a Miele na Península Ibérica. Nos últimos anos temos feito muitas experiências sempre com o objetivo de inovar, creio que agora não será diferente.

Que aprendizagens da experiência anterior são mais valiosas para esta nova função?

Além de ter 17 anos de conhecimento da marca Miele, a minha experiência na gestão de PR & Communications deu-me um conhecimento sólido sobre branding, reputação e a importância da consistência da marca. Também a capacidade de adaptação e de gestão de stakeholders, tanto internos como externos, será crucial para liderar esta nova etapa. Trabalhar diretamente com campanhas locais e internacionais também me permitiu desenvolver uma visão estratégica sobre o impacto da marca em diferentes mercados. 

Como define a identidade da Miele na Península Ibérica e quais os pilares que quer reforçar?

A Miele é sinónimo de qualidade, inovação, sustentabilidade e exclusividade. Na Península Ibérica, queremos reforçar essa identidade com três pilares fundamentais: qualidade e durabilidade do produto, experiência diferenciadora para o consumidor e sustentabilidade. Estes valores serão a base das nossas ações de marca e da nossa estratégia de comunicação. Sempre com o objetivo claro de manter um posicionamento premium e que vá de encontro às necessidades dos consumidores atuais. 

Sofia Dutra

*Esta entrevista pode ser lida na íntegra na edição impressa de abril de 2025

 

Quinta-feira, 15 Maio 2025 10:54


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