Uma forma de ver o mundo e as pessoas
Depois de existir “oficialmente”, esta marca de joalharia portuguesa de “empowerment da mulher e da sua unicidade” assumiu que, mais do que um conceito, seria uma forma de ver o mundo e as pessoas. “Inspiramo-nos na singularidade das mulheres e da natureza e, à semelhança disso, criamos peças únicas para pessoas únicas, com o objetivo de que se sintam especiais em cada momento”, adianta a fundadora e designer, Catarina Vassalo.
A forma como a marca vê o mundo é também coincidente com a sua forma de agir. A designer explica que, para a sua equipa, cada pessoa é única e que identificar todas as clientes pelo nome, saber do que gostam e o que preferem, conhecer os seus detalhes e mostrar-lhes isso em cada contacto é uma preocupação e uma prioridade.
Cada detalhe conta
“Details matter”. Eis as palavras que, para Catarina Vassalo, definem a sua marca e que coincidem com a sua assinatura. “Para nós, cada detalhe importa: na relação, na comunicação, no packaging, no design, no atendimento, numa sessão fotográfica… em tudo. Os detalhes são sempre a diferença”, afirma.
Peças únicas
“Um mundo de peças únicas com possibilidades que não acabam”. No geral, as peças que produz são sempre pensadas para a individualidade de cada mulher, com exceção dos brincos e anéis de coleção, e, por isso, é difícil falar de best-sellers. Embora anualmente existam peças que se tornam “muito queridas” das clientes e que inspiram a criação de outras.
A Cata Vassalo é bastante conhecida pelas peças de noiva, principalmente pelas headpieces, a que frequentemente se chama de toucados e que podem ser usadas como bandoletes, tiaras ou aplicadas em apanhados de cabelo, mas também pelos brincos, que têm sido “cada vez mais usados em momentos especiais e no dia a dia”.
Mas, como funciona a criação destas joias? Do processo criativo ao produto final, quais as etapas? Catarina Vassalo conta que no caso dos brincos, anéis e elementos decorativos existe uma primeira etapa de design das peças. E que, depois de muitos esboços, se segue a fase de prototipagem com a impressão em 3D dos designs. Depois disso, vem o trabalho de criação na oficina.
Já as headpieces, não são por norma desenhadas, uma vez que são idealizadas à medida que a criadora escolhe e espalha os materiais na mesa de trabalho. E esses elementos tanto podem ser de criação própria como desenhos combinados com peças vintage, peças que vai adquirindo, por exemplo, em viagens.
São estes detalhes que também marcam a portugalidade da Cata Vassalo. A marca tem conseguido trabalhar, cada vez mais, com fornecedores portugueses: do packaging, que é 100% nacional, à transportadora. A somar a isso, a fundadora diz que a cultura que se vive dentro da equipa é muito portuguesa: “Damos tudo de nós no que fazemos e somos todas mulheres muito hands-on em qualquer desafio.”
Marca que nasce do feminino
Apesar de serem uma marca para mulheres, tem existido um aumento da procura destas joias por parte do sexo masculino. E, por isso, a Cata Vassalo tem-se tornado, cada vez mais, uma marca que “nasce do feminino, mas que se relaciona e trata cada pessoa como única”.
As peças são apenas comercializadas em canais de venda próprios, devido à importância da unicidade e da particularidade de cada cliente. As vendas são feitas através do atelier, onde atendem por marcação, do site, das redes sociais, do e-mail e do telefone. Além disso, existem momentos pop-up ao longo do ano com open days, que permitem chegar cada vez mais perto das clientes.
Evoluir na arte
Os planos de expansão são vários, tanto a nível nacional como internacional, mas o foco é, sobretudo, continuar a evoluir na arte, nas peças que criam e nos materiais que trabalham. “O nosso foco de expansão será sempre no sentido da exclusividade, porque isso traduz a unicidade em que acreditamos”, comenta a fundadora.
Segundo Catarina Vassalo, há cada vez mais clientes, incluindo noivas, que confiam no trabalho da marca e que estão nos “quatro cantos do planeta”. Ainda assim, o objetivo passa por estar mais presente em alguns países e por poder oferecer além-fronteiras a mesma experiência que constrói in loco.
“Como Catarina nunca tive muitas ambições, no sentido de criar metas. Sou uma pessoa trabalhadora, que gosta de ter os pés assentes na terra e ir dando passos para fazer um caminho de evolução natural”, afirma.
Com a marca acontece o mesmo: o intuito é continuar a fazer da evolução algo “muito orgânico”. Ainda assim, Catarina Vassalo confirma que está 100% disponível para abraçar o crescimento com a máxima dedicação, porque “details matter e isso nunca se pode perder”.
Catarina Simões Farinha