O renovado Imagens de Marca apresentou-se ontem publicamente, num evento, em Lisboa, que assinalou o oitavo aniversário. À hora a que, em 2004, ia para o ar, pela primeira vez, o genérico do programa foi projetado um filme dando conta do caminho percorrido desde que Cristina Amaro, diretora editorial e pivô, começou a defender a ideia de um espaço televisivo sobre marcas. Um caminho que começara quase três anos antes: “Não foi um projeto fácil”, reconheceu. Mas a perseverança vingou e hoje Imagens de Marca é o quarto magazine mais visto na SIC Notícias.
Ao longo dos anos o programa foi conquistando expressão: um estudo efetuado pela Cision em 2009 revelava que, nessa altura, desfrutava de um índice de notoriedade de 85 por cento entre indivíduos nas áreas da comunicação, marketing e gestão, com 75 por cento dos inquiridos a conferir-lhe a classificação de “Bom” ou “Excelente”.
E 2011 foi – disse Cristina Amaro – “o melhor ano de sempre”, quer na televisão, quer online, com o Facebook a permitir uma perceção mais clara da repercussão do trabalho desenvolvido. “Temos cada vez mãos gente que nos segue pela qualidade dos conteúdos e não por falarmos de marketing”, sustentou.
Em noite de aniversário, falou-se também de futuro, da missão que a equipa do programa assume como sua – “impulsionar uma mudança na sociedade” e “divulgar o valor das marcas para a economia”. “Desde há muito que olhamos para o que Portugal faz bem, para os mercados onde estão as marcas portuguesas, que mostramos o que Portugal tem de melhor”, sublinhou a diretora editorial do Imagens de Marca.
Este olhar para as marcas foi sublinhado pelas personalidades – entre patrocinadores e parceiros – distinguidas com o troféu Imagens de Marca e com a chave da nova Cidade das Marcas. De António Mexia, da EDP, a Rui Nabeiro, da Delta, passando por António Carriço, da Vodafone, todos sublinharam o papel do programa na divulgação das marcas portuguesas e na passagem de um testemunho de esperança para a economia nacional.
O rebranding dos diferentes suportes do Imagens de Marca contou com “um elenco de luxo”: a criatividade da Ivity, que definiu o conceito da marca, da Excentric, que deu vida ao novo site, da Índigo, que desenvolveu a identidade sonora e musical, e da Nébula, que desenhou o novo genérico e o grafismo 3D.
Fátima de Sousa
Fonte: Briefing