O que leva a News Farma a criar um canal de televisão?
Gonçalo Dias Martins | A News Farma sempre teve por missão estar na vanguarda da comunicação em Saúde, até pela particularidade de se dedicar exclusivamente aos profissionais de Saúde. Estar na vanguarda é também acompanhar as tendências e se nós, população em geral, consumimos conteúdos do nosso interesse através da televisão e da rádio, sobretudo por via de plataformas digitais e de streaming, a realidade dos profissionais de Saúde não é diferente. Neste sentido, a News Farma TV nasce para ser mais um veículo de informação em Saúde, mas único pelo seu formato mais atrativo e de mais fácil consumo para os profissionais de Saúde.
O que distingue a News Farma TV no panorama nacional?
Sarah Nordin | A NF TV é o primeiro e único canal de televisão português exclusivamente direcionado para profissionais de Saúde.
Como será composta a grelha de programação? Que programas irão predominar?
SN | É uma grelha diversificada, composta por duas vertentes: programação diária e semanal ou mensal. A programação diária engloba: Médico News (diariamente, a atualidade em saúde), Especialidades (representantes das sociedades e associações falam da atualidade da sua especialidade); e Consultório (uma entrevista aprofundada a profissionais de Saúde convidados, sobre o seu percurso, desenvolvimentos na área, desafios e sucessos do presente e do futuro).
Quanto à programação semanal ou mensal, inclui: Especial (cobrimos congressos e outros eventos de saúde em formato reportagem / emissão especial, com equipas destacadas por todo o país e no estrangeiro). Temos ainda outros programas, como Saúde no Futuro, Meu Querido SNS, Carreira em Revista e Radiografia de um Serviço, sempre dando destaque ao que de melhor se faz em Saúde, tanto em Portugal como no mundo.
Num canal 24/7, que papel terão os diretos e os noticiários?
GDM | Os diretos e os noticiários são os conteúdos que transportam os nossos visualizadores para a atualidade. Informação é também estar em cima do acontecimento e sabemos que, com as caraterísticas do quotidiano dos profissionais de Saúde, onde impera a escassez de tempo, nem sempre lhes é possível pesquisar por notícias diariamente ou investigar o que está a acontecer no momento. A News Farma TV pretende ter papel na vida dos profissionais de Saúde, que podem simplesmente acompanhar os nossos noticiários diários ou nossos diretos, para de imediato terem acesso a um espelho da atualidade em Saúde.
Tratando-se de um canal dirigido a profissionais, há especialidades médicas em destaque?
GDM | Não. A News Farma TV pretende ser um canal para todos os profissionais de Saúde, sem exceção. Aliás, é importante referir que quando falamos em profissionais de Saúde, apesar do forte peso das especialidades médicas, englobamos também enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, investigadores, entre outras classes profissionais que têm muita importância no desenvolvimento científico e na prática clínica. Os cuidados de Saúde apostam, cada vez mais, na multidisciplinaridade e a News Farma TV pretende seguir o exemplo e abraçar todos os que se dedicam à Saúde.
*Esta entrevista pode ser lida na íntegra na edição impressa de outubro de 2024