No rumo da sustentabilidade

O UBBO Shopping Resort encara a sustentabilidade como algo essencial. Só com o envolvimento das pessoas é possível uma verdadeira redução de consumo, de desperdício e de custos.

No rumo da sustentabilidade

“Para uma estrutura como o UBBO Shopping Resort, a sustentabilidade não pode simplesmente ser algo que “é bom ter”, tem de ser algo essencial”, afirma o UBBO Shopping Resort Operations Manager, Nelson Pita.

Explica que, tal acontece por estratégia do fundo proprietário, Eurofund Group, tendo em conta a cada vez maior exigência ao nível do ESG para estas entidades com impactos reais na valorização dos seus ativos, mas também pelos objetivos corporativos da CBRE enquanto entidade gestora deste espaço, “para quem este tema não é novo, e que tem vindo desde sempre a trilhar este caminho”. 

“A excelência dos ativos detidos pelo Eurofund Group é um ponto essencial no seu modelo de negócio, trabalhando e orientando os seus edifícios para serem espaços bonitos e confortáveis, verdadeiramente significativos na vida quotidiana das pessoas que neles trabalham e circulam, por forma a desenvolver e impulsionar as suas atividades económicas”, diz. 

Como exemplo disso mesmo, o UBBO integrou o grupo de ativos que assumiu, em 2021, o compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2040, o que significa uma antecipação de dez anos relativamente aos acordos estabelecidos no acordo de Paris. 

Neste sentido, e por forma a fazer um planeamento “adequado” das medidas sustentáveis a implementar, o UBBO, juntamente com toda a sua estrutura de orientação e apoio por parte da propriedade, Eurofund Group, bem como da entidade gestora, CBRE, definiu um plano de auditorias iniciado em 2023, que se mantém em 2024. São elas: auditoria energética e descarbonização (avaliação do ativo, estado atual e oportunidades potenciais de melhoria em relação aos objetivos de eficiência energética e de descarbonização); auditoria de biodiversidade (contribuir e ajudar a identificar e compreender os riscos e oportunidades ecológicas do edifício e da zona envolvente, gerir os impactos negativos sobre os habitats e a biodiversidade, reforçar o valor ecológico do ativo e avaliar as recomendações propostas, pensadas e concebidas especificamente para este edifício); estudo técnico da gestão de resíduos (verificar a conformidade do sistema de gestão de resíduos implementado, apresentação de conclusão sobre os resultados obtidos e oportunidades de melhoria); auditoria hídrica (identificar as ineficiências e potenciais oportunidades de economia no consumo de água); e Social & Community Audit and Occupants Wellbeing Audit. 

Além destas auditorias, o UBBO está neste momento em fase de avaliação para a revalidação do certificado BREEAM In-Use V6. Atualmente, o UBBO é certificado BREEAM In-Use V5, com classificação “excelente” nas vertentes de gestão e condições do ativo. Está também em fase final de estudo a viabilidade económica e técnica para a instalação de painéis fotovoltaicos no edifício. 

O resultado destas auditorias deve ter em conta um plano de ações a implementar a curto, médio e longo prazo, por forma a cumprir-se com as metas pré-definidas. “Acreditamos que a progressão da sustentabilidade assenta num modelo de auditoria integrada”, comenta.

“Entendemos que não é possível atingir a excelência na sustentabilidade sem o envolvimento das pessoas”, observa, defendendo que criar uma cultura de Sustentabilidade nas várias equipas é o grande desafio. “No UBBO, entre equipas de staff, lojistas e fornecedores, circulam diariamente cerca de três mil pessoas e conseguir fazer chegar esta mensagem aos vários parceiros, obter o seu envolvimento e compromisso é um desafio que levamos séria e permanentemente”.

“Só com a adoção de uma abordagem abrangente, com a participação dos colaboradores em todos os níveis e garantindo que todos compreendem a importância das práticas sustentáveis e socialmente responsáveis conseguiremos ter uma verdadeira redução de consumos, de desperdício e de custos, bem como uma melhoria da imagem da marca e da sua diferenciação”, remata.

Quinta-feira, 11 Abril 2024 10:58


PUB