Em nome da Nobre, quero dar os parabéns à Briefing pelos seus 15 anos. Uma revista que tem acompanhado o setor do Marketing e Comunicação, promovendo o que de melhor se faz em Portugal nesta área.
Nestes 15 anos também a Nobre mudou substancialmente enquanto marca que está presente nas mesas de Portugal e na forma como comunica. Os novos hábitos alimentares e a procura por um estilo de vida equilibrado alteraram as necessidades dos consumidores e a Nobre também evoluiu, transformando-se numa verdadeira marca de alimentação e não apenas de charcutaria.
A introdução da dieta flexitariana e a maior preocupação com a composição nutricional dos produtos contribuíram fortemente para a criação de novas gamas, que respondessem diretamente e antecipassem estas preferências dos consumidores. Desenvolvemos, assim, produtos inovadores com a mesma qualidade e sabor a que os portugueses já estavam habituados, nomeadamente a gama Nobre Vegalia, para os que procuram uma dieta que inclua proteínas alternativas e a gama Nobre Cuida-t+, para os que pretendem o mesmo sabor de sempre, mas com menor teor de sal e gordura.
Para facilitar o dia a dia das famílias, lançámos a gama de refeições prontas, práticas e saborosas, ideais para os dias em que não há tanto tempo para estar na cozinha. Para os momentos de pausa, seja a meio da manhã ou à hora do lanche, apresentámos recentemente a Nobre Omelete, fatias de omelete ricas em proteína, que são uma opção equilibrada e bastante nutritiva.
Esta (r)evolução não aconteceu apenas no portefólio alimentar da Nobre. Também houve uma mudança na forma como comunicamos e estamos presentes no dia a dia dos portugueses, com uma abordagem mais inovadora a nível das redes sociais e com a aposta em eventos como plataforma de ativação. Apesar da necessária adaptação ao digital, em que tivemos de reaprender a comunicar de forma mais dinâmica e apelativa, a comunicação nos meios tradicionais como televisão ou exterior não desapareceram e continuam a ser essenciais na estratégia de marketing da marca. Assim, a Nobre aposta numa comunicação omnicanal, ajustando as suas mensagens aos diferentes públicos-alvo e adaptando os seus conteúdos aos diferentes formatos.
Este ano quisemos estar ainda mais próximos dos portugueses, fortalecendo a experiência de marca através da presença no Rock in Rio Lisboa. Esta presença permitiu alavancar o nosso propósito de “Inspirar o Nobre sabor da vida” e permitiu perceber a forte ligação e o carinho que os portugueses nutrem pela marca.
A abordagem ao evento, que quisemos que fosse multifacetada e impactante, através de uma experiência positiva e de interação com a marca, trouxe emoção e diversão aos visitantes. Os momentos memoráveis que queremos proporcionar em tudo o que fazemos, é aquilo que nos distingue enquanto marca e nos aproxima dos nossos consumidores.
A comunicação da marca no festival não se resumiu à dinâmica das atividades que foram desenvolvidas no stand, sendo que tivemos também outras ações que ajudaram a reforçar a imagem da marca: uma parceria com a SIC que permitiu uma cobertura na TV e em digital com conteúdos on-time, uma experiência sensorial com a degustação de alguns dos nossos produtos mais inovadores, com receitas preparadas por um chefe, uma iniciativa de interação digital através de um quizz que por meio de um QR code fazia a ligação ao nosso clube de fidelização, o Clube Nobre e uma ação de solidariedade em que doámos produtos a associações de solidariedade social.
Por último, com o objetivo de sensibilizar e promover a inclusão social de pessoas com deficiência, tivemos no stand Nobre a presença de alguns formandos da IPSS CERCICAPER, associação sem fins lucrativos que se dedica ao apoio a crianças, jovens e adultos com deficiência ou incapacidade.
A marca Nobre continua a reinventar-se nas várias iniciativas que desenvolve, quer seja através da inovação ou da comunicação. O objetivo é continuarmos a inspirar o Nobre sabor da vida dos consumidores, todos os dias, facilitando o drama do preparar refeições, ao proporcionar opções saborosas, sempre com a melhor qualidade e para todos os gostos.