“É com muito orgulho que ficámos a saber que somos a terceira agência no Ranking Criativo do ADCE 2023, através de vocês Briefing”, começa por dizer o CCO da Dentsu Creative Portugal. “Realmente, este foi um ano muito bom para nós, em que, além desta distinção dos ADCE, ganhámos quatro Leões em Cannes, fomos a Agência Mundial do Ano nos Cresta Awards, e ganhámos o Grand Clio e mais seis Clios no Clio Sports, que acabou de ocorrer em Nova Iorque”, acrescenta.
“The Forgotten Team”, para a MEO – recebeu mais de 60 distinções internacionais –; “The Unimaginable Return”, do Jardim Sonoro; e “It’s a Girl”, para o BPI, foram alguns dos projetos criados pela agência e que lhe valeram, este ano, vários prémios também noutros festivais: D&AD, The One Show, LIA, El Ojo Iberoamericano, Epica Awards, Eurobest, entre outros.
“Eu acho que as agências e os clientes portugueses têm de ter a ambição de estar constantemente nestas listas ou rankings. O mercado português tem mais do que qualidade e talento para ser premiado ao mais alto nível e nos melhores festivais de criatividade do mundo todos os anos – basta acreditar, investir e trabalhar que nem uns loucos para isso acontecer”, defende Lourenço Thomaz, que termina realçando uma nomeação que os deixa “especialmente felizes e orgulhosos”. A MEO esteve na lista das marcas mais premiadas no Clio Sports, juntamente com a NFL Media, a FOX Sports, a ESPN e o Bleacher Report. “É mesmo um orgulho”.
Por seu lado, o também português Graficalismo Design Studio integra o top5 das melhores agências independentes dos ADCE 2023 Creative Rankings. “O que têm em comum um filme de animação feito com mais de 99 meias únicas, uma ciclo-oficina comunitária, um escritório de 6000m2, um jogo de mobile onde só se salta, um bar falante e um livro construído como um fato? Nós respondemos! São alguns dos trabalhos que desenvolvemos este ano e que outros profissionais e colegas acharam que eram merecedores de prémios em Portugal e na Europa”, afirma à Briefing o Co-Founder, Sebastião Teixeira, acrescentando que a esses projetos já se juntaram uma websérie de receitas, o festival de música “mais cool” de Lisboa, e o facto de terem posto o País a perguntar se o que se tem feito em Portugal em matérias de clima é suficiente, isto na COP28, que se realizou no Dubai.
Sobre as expectativas do Graficalismo para 2024, adianta: “Não trabalhar mais! Laréu! Rambóia! Como isso não é possível, resta-nos fazer mais criatividade boa sob a forma de design, comunicação digital e coisas a mexer em computadores e ecrãs”.
Já Portugal ocupa o terceiro lugar do top dos melhores países, dividindo o pódio com a Alemanha e o Reino Unido, na primeira e segunda posições, respetivamente.
As classificações são calculadas com base nos pontos acumulados pelas vitórias nos ADCE Awards 2023. A Serviceplan Germany Munich liderou o caminho, tendo sido classificada como Agência do Ano e Agência Independente do Ano ADCE 2023.
Pela primeira vez, devido à fusão com o The One Club for Creativity global, todos os vencedores do ADCE serão incorporados nos Global Creative Rankings do The One Club. Os 2023 Global Creative Rankings, a serem anunciados no início de janeiro, combinarão pontos do The One Show, ADC Annual Awards, ADCE Awards, ONE Asia Creative Awards, The One Club US Chapter Awards e competições Type Directors Club TDC.
Carolina Neves