NOSSA, há um NFT Studio

A NOSSA lançou um estúdio para a criação de NFT (Non-Fungible Token), assumindo como primeiro trabalho o projeto Artentik – NFTs for Good Causes para a Santa Casa da Misericórdia. A agência desenvolveu todo o processo de comunicação, desde a estratégia, ao naming, ao branding e à comunicação digital.

A agência digitalizou o espólio artístico do Museu de São Roque. “A criação destes “digital twins”, e a sua posterior comercialização, permitirá à Santa Casa a divulgação deste património mas, principalmente, possibilitará um reforço da sua ação social em Portugal. Todo este trabalho de digitalização e comunicação do espólio está a ser desenvolvido pela NOSSA, tendo criado, para o efeito, um NFT’Studio digital, que tem permitido responder a todos os desafios que este espólio, com centenas de anos, tem apresentado”, afirma a diretora de Marketing da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Maria João Matos.

“Apesar de a tecnologia de digitalização 3D existir há alguns anos, este projeto traz desafios nunca antes vistos. As peças de arte sacra são feitas em materiais com bastante brilho, reflexo e transparências. Sendo peças muito antigas, algumas com mais de 500 anos, não podemos utilizar as ferramentas que normalmente fazem parte do processo”, observa, por sua vez, o Digital Partner da NOSSA, Vasco Teixeira-Pinto. “Por outro lado, estamos a produzir ficheiros para NFTs onde a autenticidade e o realismo são fundamentais. Para produzir estes ‘digital twins’, temos de garantir uma captura tridimensional na ordem dos 95% (ao contrário dos cerca de 70% que são aceitáveis noutros processos). Isto porque temos de minimizar a intervenção humana, não podendo clonar ou criar partes das peças que não tenham sido capturadas”, acrescenta.

O NFT é um ativo digital registado como único e irreplicável, que permite associar um certificado de autenticidade a todo o objeto virtual, como imagens, vídeos, animações ou músicas, entre outros.

briefing@briefing.pt 

 

Terça-feira, 14 Dezembro 2021 10:33


PUB