João Matos conta com quase duas décadas de experiência na Diageo, onde desempenhou funções nas áreas Comercial, de Marketing e Inovação. O seu início profissional foi na na região ibérica e, desde então, ocupou cargos no Reino Unido, na Índia e no Brasil. Até ao momento, exercia as funções de diretor global de Marketing e Inovação da Johnnie Walker. Durante o seu período à frente da marca de whisky, o responsável liderou o posicionamento da insígnia como “um símbolo de luxo contemporâneo”, impulsionando um portefólio focado na “premiunização” e na sustentabilidade.
Entre os seus marcos profissionais, destacam-se o reposicionamento da Blue Label, a redefinição da estratégia de inovação, incluindo lançamentos globais como o Johnnie Walker Blonde e o Black Ruby; edições limitadas como o Blue Label Ice Chalet, em colaboração com a marca de roupa de ski Perfect Moment; ou o Johnnie Walker Blue Label Ultra, “a garrafa de whisky mais leve do mundo”.
O novo diretor de Marketing afirma estar “muito entusiasmado por voltar a casa” e por poder colocar a experiência que acumulou ao serviço dos “grandes objetivos” estabelecidos.
Já o diretor-geral na Europa do Sul, Patrick Gantier, confessa que está entusiasmado com esta novidade. Diz ainda que está orgulhoso de ver regressar João Matos e tem a certeza de que conseguirá implementar na região “um modelo de trabalho de sucesso”.
O português vai substituir Úrsula Mejía, que foi nomeada diretora de Marketing para o Reino Unido, onde irá também gerir a marca Guinness. Durante o seu período de liderança, colocou a Johnnie Walker como o whisky número um em Espanha, lançou o Tanqueray 0.0 no sul da Europa, e liderou iniciativas de grande impacto social, como J&B Orgullo de Pueblo, She e Mi Gran Noche.
Simão Raposo