“Fomos os primeiros. Quando olhámos para o mercado vimos que havia uma oportunidade”, diz, ao Briefing, sustentando que o evento, que vai para a quarta edição tem ajudado ao posicionamento da rádio. “Uma rádio com os anos da RFM precisa de se reinventar e o SOMNII tem tido esse papel”.
Tem, nomeadamente, tido o mérito de atrair novas categorias de público para uma rádio que, durante muitos anos, foi líder de audiências e que trilha agora o caminho de regresso a essa liderança: o SOMNII, diz António Mendes, é uma de várias peças para atingir esse objetivo; as alterações introduzidas no Café da Manhã são outra. Com resultados ao nível do rejuvenescimento, na medida em que há “um forte crescimento” dos ouvintes sub 35.
O rejuvenescimento é também responsável pelo desempenho online, com o site da RFM, segundo o último Netscope, da Marktest, a apresentar o dobro de pageviews face à concorrência mais direta.
A nível das audiências propriamente ditas diz o diretor da RFM que a rádio está no caminho certo, detendo o melhor valor no que toca ao reach semanal e estando a encurtar a distância da Comercial no que respeita à audiência acumulada de véspera.
E o SOMNII tem contribuído para atualizar a imagem da rádio, sendo “inequivocamente associado à RFM”, mas também valendo por si. Começou por ser o melhor sunset de sempre, mas rapidamente se percebeu que havia necessidade de criar uma marca.
Nas últimas edições foi já RFM SOMNII, regressando em julho ao areal da Figueira da Foz. Os primeiros nomes há foram anunciados – Nicky Romero, Kura e Dubvision.
Este é o ano da aposta na internacionalização do evento. Luís Salgueiro, diretor da Genius y Meios, a empresa de eventos do grupo r/com, anunciou um aumento de 20% no investimento publicitário além-fronteiras, o qual será canalizado sobretudo para o digital em mercados como Espanha, França, Alemanha, Bélgica e Holanda. Uma internacionalização que será potenciada através da parceria com a MTV, estação oficial do SOMNII.
O objetivo é atrair mais visitantes à Praia do Relógio, a 11 e 12 de julho, para atingir o marco das 100 mil presenças, depois de uma terceira edição com 60 mil. Para essa ambição contribuirá também o alargamento do recinto, bem como a melhoria de condições, quer ao nível do acesso, quer ao nível da iluminação e do som.