Num mundo marcado por mudanças, excesso de informação e pressão para estar sempre preparado, muitas pessoas acabam por adiar decisões importantes. É nesse seguimento que surge esta campanha desenvolvida pela Publicis, que desafia a ideia de que é preciso esperar pelo momento ideal. Com esta abordagem, a marca visa reforçar o seu papel como parceiro que ajuda as pessoas e as empresas a prosperar, normalizando o medo associado aos começos e posicionando-se como parceiro nos momentos iniciais.
O responsável da Área de Comunicação do Santander em Portugal explica que o objetivo é mostrar que os começos reais são “imperfeitos, incertos, às vezes desconfortáveis”. “O que queremos é que, nesses momentos, sintam que têm no Santander um parceiro próximo, que entende o que está em jogo e ajuda a dar o passo em frente”, acrescenta Miguel Teixeira Santos.
A publicidade decorre através de um ecossistema 360º, com presença em televisão, YouTube, Instagram e TikTok, bem como nos canais digitais do banco e nos espaços físicos, incluindo os Work Cafés. Além disso, ganha dimensão cultural nas redes sociais através de conteúdos com criadores e personalidades, como Gabriela Barros, Vasco Pereira Coutinho, Inês Lopes Gonçalves e Manuel Cardoso Pinto, que revisitam os seus começos “cringe”, mostrando que todos os percursos começam de forma imperfeita.
O novo posicionamento inclui ainda uma vertente interna, que traz a narrativa para dentro da organização. Colaboradores do banco, incluindo a CEO, Isabel Guerreiro, partilham os seus próprios percursos não lineares, reforçando uma cultura de iniciativa, aprendizagem contínua e experimentação.
Simão Raposo

